Categories Estrada Internacional Nacional

Volta ao Algarve: Surpresa, surpresa! Milan Fretin bate concorrência de peso e alcança a maior vitória na carreira!

Numa etapa em que poderia existir movimentações por parte dos ciclistas mais ofensivos do pelotão presente na “Algarvia”, a verdade é que tudo se decidiu numa chegada explosiva à cidade de Faro. Milan Fretin surpreendeu a concorrência (de peso), dando continuidade à sua excelente forma física após já ter “picado o ponto” na Clássica de Almeria, no passado Domingo!

O início da etapa

A 4ª jornada da Volta ao Algarve apresentava aos ciclistas um percurso ondulante de 175.2 km’s, ligando Albufeira a Faro. A tirada – composta por quatro contagens de montanha – começou a ser atacada desde muito cedo com quatro atletas a saltarem do pelotão e a circularem escapados por mais de 150 km’s!

Foto: Volta ao Algarve – Dado o “tiro” de partida para a 4ª etapa da Volta ao Algarve

Warre Vangheluwe (Soudal Quick-Step), Johan Jacobs (Groupama-FDJ), Gorka Sorarrain (Caja Rural-Seguros RGA) e o atual líder da classificação de melhor trepador German Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) foram os quatro “aventureiros” e, a dada altura, os fugitivos alcançaram uma vantagem superior a 7 minutos.

Foto: Getty Images – Os 4 “aventureiros” da jornada

Nicolás Tivani, o “vencedor” da classificação de melhor trepador!

Na 1ª contagem de montanha do dia – a subida ao Alto do Malhão (2.4 km’s a 10% de inclinação média) – Nicolás Tivani, que partia para a etapa de hoje com 16 pontos na classificação da montanha, amealhou a pontuação máxima (6 pontos), alargando a vantagem face à concorrência. Posteriormente, na subida a Picota (2.8 km’s a 6.3% de inclinação média), o ciclista argentino da Aviludo-Louletano-Loulé voltou a passar na 1ª posição, aumentando para 26 os pontos obtidos ao longo das últimas jornadas, necessitando apenas de concluir a prova algarvia para subir ao pódio final com a camisola azul!

Foto: Volta ao Algarve – Passagem de Nicolás Tivani em 1º lugar no Alto do Malhão

A ousadia da Bahrain-Victorious

A certa altura, os jovens da Bahrain-Victorious (Afonso Eulálio e Vlad Van Mechelen) aplicaram um “ataque surpresa”, mas nunca conseguiram apanhar os quatro fugitivos. Por essa razão e após 50 km’s na “terra de ninguém”, o duo luso-belga deixou-se neutralizar pelo pelotão.

Os últimos quilómetros da jornada

Após a fuga de quatro unidades ser alcançada, a Visma | Lease a Bike ainda tentou animar com um pequeno ataque de Tiesj Benoot e Jonas Vingegaard. No entanto, a movimentação seria mais para posicionar o ex-vencedor da Volta a França do que propriamente arrancar rumo à meta. Contudo, o “cyborg” dinamarquês teve um problema mecânico, terminando a etapa tranquilamente pois já se encontrava coberto pela regra dos três quilómetros.

Feita a descida até à cidade de Faro, a EF Education EasyPost, a Lidl-Trek e a Intermarché-Wanty tomaram a frente do pelotão, de modo a posicionar os atletas mais rápidos. Na chegada explosiva, Biniam Girmay foi o 1º lançar o sprint, Arnaud De Lie ultrapassou o ciclista eritreu, mas, inesperadamente, surge Milan Fretin (Team Cofidis) que bate concorrência de peso – como Jordi Meeus e Filippo Ganna – arrecadando a vitória mais importante da sua (curta) carreira!

Foto: Volta ao Algarve – Milan Fretin sucede a Fabio Jakobsen como último vencedor na chegada a Faro

Classificações

No que diz respeito à classificação geral, Jan Christen mantém a camisola amarela, numa etapa em que não houve qualquer mudança no Top10. Quanto à camisola verde, Jordi Meeus – com o 2º lugar obtido na etapa de hoje – será o grande vencedor desta classificação; na classificação de melhor trepador, Nicolás Tivani sucede a João Matias como o último ciclista a pertencer a uma equipa portuguesa a conquistar a camisola da montanha e, na juventude, António Morgado levará a camisola branca para a etapa de amanhã, por empréstimo de Jan Christen.

O que esperar da etapa de amanhã?

Amanhã disputa-se a última etapa da 51ª edição da Volta ao Algarve! Tudo se decidirá no contrarrelógio de 19.6 km’s entre Salir e o Alto do Malhão.

Foto: Volta ao Algarve

Conseguirá Jan Christen manter a liderança da prova algarvia? Será João Almeida o grande favorito a conquistar a Volta ao Algarve? Conseguirão Jonas Vingegaard e Primoz Roglic reverter o défice temporal do Alto da Fóia? Amanhã teremos as respostas a estas perguntas!

Foto da capa: Getty Images