Categories Estrada Internacional Opinião

Os 5 jovens a seguir no Tour de France

Joseph Blackmore

Israel Premier-Tech

© Israel – Premier Tech (Alexis Dancerelle)

Nascido e criado em Sidcup, no sudeste de Londres, Joseph Blackmore esteve em grande destaque na temporada de 2024. O jovem britânico brilhou em corridas como a Volta ao Ruanda, o Tour de Taiwan, o Circuit des Ardennes e a Liège-Bastogne-Liège de sub-23. Porém, o grande feito do ano foi a conquista do Tour de l’Avenir – a “Volta a França” para a categoria de sub-23 – que catapultou Blackmore para a equipa principal da Israel Premier-Tech.

Este ano, já integrado na “equipa A”, os triunfos ainda não surgiram, mas os resultados têm vindo a melhorar gradualmente. Destacam-se o 4.º lugar no Tour dos Alpes Marítimos, o 20.º posto na sua estreia na Volta a Flandres e dois meritórios top 15 na Amstel Gold Race e na Flèche Wallonne.

No Tour de France, a Israel Premier-Tech ambiciona conquistar etapas e, para tal, conta com Pascal Ackermann e Jake Stewart para as chegadas ao sprint. Além disso, a equipa apresenta atletas com qualidade para terrenos acidentados, como Alexey Lutsenko, Michael Woods e o próprio Joseph Blackmore.

Sem um líder capaz de lutar por um lugar entre os dez primeiros da Volta a França – longe vão os tempos em que Alexey Lutsenko terminava no top 10 – o campeão do Tour l’Avenir de 2024 poderá mostrar todo o seu talento em elites, disputando, tal como os outros nomes já analisados, etapas através das fugas ou, quem sabe, testando a sua resistência em três semanas e terminando no top 20 ou 25 da classificação geral.

© Tour de l’Avenir – vitória de Joseph Blackmore na 3.ª etapa do Tour de l’Avenir com chegada a La Rosière

Joseph Blackmore representa o ciclista moderno por excelência: um atleta completo, forte na subida, competente no contrarrelógio, explosivo e com uma qualidade notável em todos os terrenos. Seja em corridas de um dia, como a Ronde van Vlaanderen, ou em subidas míticas como o Colle delle Finestre, o jovem britânico tem provado que consegue ser competitivo e, por essa razão, é um dos jovens a seguir na 112.ª edição do Tour de France.

Página 5: Jenno Berckmoes (Lotto)