Thibau Nys
Lidl-Trek

Na sua terceira temporada enquanto ciclista profissional, Thibau Nys apresenta-se como uma das grandes apostas da Lidl‑Trek para a 112.ª edição do Tour de France. O atual campeão europeu de ciclocrosse tem demonstrado nas últimas épocas que o talento herdado do pai, Sven Nys, está a ser bem aplicado na estrada.
Em 2024, o jovem belga venceu em nove ocasiões, sendo que cinco desses triunfos foram alcançados no calendário WorldTour, com destaque para as vitórias conquistadas nas voltas à Romandia, à Suíça e à Polónia. Já em 2025, abriu a temporada a vencer o Grande Prémio Miguel Indurain e esteve em destaque no tríptico das Ardenas, culminando com um honroso 5.º lugar na Liège–Bastogne–Liège, o quarto monumento do ano.
Na Volta a França, a formação da Lidl‑Trek apresenta três líderes vocacionados para diferentes terrenos: Jonathan Milan estreia-se na grande volta francesa com o objetivo de dominar as chegadas ao sprint; Mattias Skjelmose parte com ambições na classificação geral, depois de ter terminado a Volta a Espanha de 2024 no 5.º lugar; e Thibau Nys terá a oportunidade de brilhar nas chegadas explosivas que marcam a primeira semana de competição da Grande Boucle.
Até ao primeiro dia de descanso, o ciclista de 22 anos terá pelo menos quatro oportunidades claras para exibir todo o seu talento e, quem sabe, conquistar uma vitória em etapa. O seu perfil explosivo, ideal para enfrentar subidas curtas mas de inclinação acentuada, encaixa na perfeição nos traçados da 2.ª, 4.ª, 6.ª e 7.ª etapas desta edição do Tour. Contudo, a concorrência será de peso, antevendo-se batalhas intensas com nomes como Tadej Pogačar, Mathieu van der Poel, Wout van Aert ou Remco Evenepoel em muros exigentes como o Mûr-de-Bretagne.

No que resta da Volta a França, Thibau Nys poderá aventurar-se nas fugas das 15.ª e 20.ª jornadas, onde o terreno favorece atletas com as suas características, assim como na última etapa, que inclui várias passagens pelo Côte de la Butte Montmartre, antes da chegada ao Champs-Élysées, em Paris. Além disso, poderá revelar-se determinante no apoio a Mattias Skjelmose nas etapas mais duras da corrida francesa.
Thibau Nys chega ao Tour de France com a confiança de quem já demonstrou talento e bons resultados e com a ambição de se afirmar na mais conhecida e reputada corrida de ciclismo à escala mundial. Com um perfil explosivo e versátil, o jovem belga promete animar a competição, quer na luta por vitórias em etapas, quer no papel crucial de apoio a Mattias Skjelmose. Por todas estas razões, será um dos jovens a seguir nesta edição da Volta à França.