Agosto e Setembro: Da Grandíssima à maior novidade do calendário
Agosto é, por muitos, o mês mais aguardado do ano, não só para os ciclistas como também para o público. A 87º edição da Volta a Portugal sai à rua entre os dias 5 e 16 e, como habitual, deve ter um prólogo, dez etapas e ainda um dia de descanso, onde se realiza a etapa da Volta. A Grandíssima é a corrida mais importante do calendário nacional e, por isso, é onde as equipas nacionais têm os grandes objetivos da época. De Norte a Sul de Portugal, o público sai à rua, onde se deixa contagiar pela magia do ciclismo.
Depois da Volta a Portugal, o final da época começa a aproximar-se e consigo surgem os Circuitos. Aqui fica a lista com destes, com as respetivas datas e locais:
Dia 9 – Circuito da Curia, na Anadia;
Dia 20 – Circuito de São Bernardo, em Alcobaça;
Dia 23 – Circuito da Malveira, na Malveira;
Dia 24 – Circuito de Nafarros, em Sintra.
Para fechar o mês, regressam as corridas por etapas, com o Grande Prémio Douro Internacional, de dia 28 a 30. Esta é mais uma corrida que foi alterada no calendário, uma vez que as edições anteriores foram realizadas em junho ou julho.

Delmino Pereira, antigo presidente da UVP – FPC, é o novo diretor das competições organizadas pela Notícias Ilimitadas, que envolve o GP “O Jogo”, o GP Jornal de Notícias, o GP Douro Internacional, e também a grande novidade do calendário nacional: o Grande Prémio Internacional TSF-JN. Como o nome indica, esta vai ser uma corrida internacional, com um total de 5 etapas, e está prevista realizar-se de 2 a 6 de setembro.
Por fim, para terminar a época nacional de ciclismo de estrada, temos mais um circuito: as 12 Voltas à Gafa, no Bombarral.

Fica assim apresentado o programa do ciclismo nacional para 2026, que promete dar espetáculo pelas estradas de norte a sul de Portugal.
Imagens de fundo: UVP – FPC, Podium, Troféu Joaquim Agostinho e Jornal de Notícias


