Fevereiro e março: O pontapé de partida de Aveiro ao Alentejo
Como já é habitual, a temporada inicia-se em Aveiro, com a Prova de Abertura, no próximo dia 7 de fevereiro. O percurso é semelhante ao dos anos anteriores com passagem pelas várias freguesias da região e ligará Ílhavo a Ovar, numa extensão de 160,7 km.
Terminada a primeira corrida do ano, o pelotão nacional segue até à Figueira da Foz, a quem se junta os ciclistas internacionais. O plano do dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, vai ser diferente, com a 4ª edição da Figueira Champions Classic / Casino Figueira a roubar a atenção. Este percurso será praticamente o mesmo das últimas edições, com as 3 subidas à “Rua do Parque Florestal” na parte final, onde nos últimos anos se têm feito as diferenças.
Logo de seguida, a Volta ao Algarve, de 18 a 22 de fevereiro, é o prato seguinte do menu nacional e internacional, naquela que vai ser a 52ª edição da ‘Algarvia’.
A 1º etapa liga Vila Real de Santo António a Tavira, numa extensão de 185,6 km irregulares, mas promete uma chegada ao sprint. Já na 2º etapa, o pelotão ruma ao Barlavento algarvio, mais concretamente a Portimão, com a tradicional chegada à Foia, num total de 157,1 km. Segue-se a 3ª etapa, com um contrarrelógio individual, em Vilamoura, de 19,51 km, bastante técnico, e que pode fazer a diferença na classificação geral. A 4ª etapa vai ser percorrida entre Albufeira e Lagos (182,1 km) e pode vir a ser a segunda e última oportunidade para os sprinters presentes. Por fim, a última etapa liga Faro ao Alto do Malhão, totalizando 153,1km. Este final, já habitual, vai fechar as contas no que diz respeito à classificação geral e vai ser palco para muito espetáculo na despedida do pelotão internacional das terras algarvias.
Para fechar o mês de fevereiro, no dia 28, vai-se realizar a primeira ronda da Taça de Portugal de Esperanças, competição dedicada apenas aos atletas sub-23, em Vila Velha de Rodão. Já o mês de março começa como terminou o anterior, com a Taça de Portugal de Esperanças. A segunda corrida irá disputar-se na Sertã.

No fim de semana seguinte, e já em março, somos presenteados com duas provas pontuáveis para a Taça de Portugal. Sábado (7), vai-se disputar a Clássica de Santo Thyrso. No domingo (8), também no norte, é a vez da Clássica da Primavera, na Póvoa de Varzim.
A 22 de março, regressa novamente o pelotão estrangeiro a Portugal para o Troféu Internacional da Arrábida. Três dias depois começa a 43º Volta ao Alentejo até dia 29, esta que se insere na categoria 2.2. A edição anterior foi ganha por Noah Hobbs, que, este ano, faz parte dos quadros da equipa principal EF Education-EasyPost.



