Categories Estrada Internacional

Juan Ayuso faz de Pogacar no primeiro teste do Giro d’Italia

Na primeira chegada em alto do Giro d’Italia, a UAE Team Emirates-XRG mostrou a sua força: Juan Ayuso foi o vencedor e Isaac del Toro fechou no 2.º lugar. Ainda assim, Primoz Roglic reassumiu a camisola rosa. A corrida contou ainda com um Egan Bernal renascido e, antes da decisão, um Afonso Eulálio empenhado.

Double controla montanha e pelotão controla fuga

A etapa 7 do Giro d’Italia partiu de Castel di Sangro e chegou à subida de Marsia, realizada a partir de Tagliacozzo, sempre na região de Abruzzo. As equipas dos favoritos tentaram introduzir ciclistas na fuga, mas o controlo da Red Bull-BORA-hansgrohe impediu situações potencialmente perigosas.

Assim, Paul Double (Jayco-AlUla), Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Christian Scaroni (XDS Astana), Manuele Tarozzi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè), Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step), Alessandro Tonelli (Polti VisitMalta) e Gijs Leemreize (Picnic PostNL) formaram a fuga do dia. Double, apesar de estar bem posicionado na classificação geral, apresentou a sua candidatura à classificação da montanha, vencendo todas as contagens do dia menos a última.

O pelotão manteve sempre a fuga entre o minuto e os três. O ritmo foi vivo, mas não permitiu alcançar os escapados antes do quilómetro Red Bull em Tagliacozzo. Até lá, nota apenas para uma queda que obrigou Romain Bardet (Picnic PostNL) e David Gaudu (Groupama-FDJ) a recuperarem posição, pagando o esforço extra na montanha final.

Ayuso mostra ambição, mas Roglic lidera o Giro d’Italia

Mads Pedersen (Lidl-Trek) trabalhou para os seus companheiros e despediu-se da camisola rosa nas primeiras rampas de Marsia. A INEOS Grenadiers e depois a Bahrain-Victorious assumiram o controlo do pelotão, com Afonso Eulálio a aumentar o ritmo e a sentenciar a fuga a 5 quilómetros do fim. Mas a verdadeira dureza chegou nos últimos três quilómetros.

Na parte mais dura da subida, a UAE Team Emirates-XRG aumentou o ritmo e Juan Ayuso capitalizou nos 500 metros finais com um ataque sentado – digno de Tadej Pogacar – para a sua primeira vitória numa grande volta! O companheiro Isaac del Toro e um renascido Egan Bernal completaram o pódio, a 4 segundos do vencedor e acompanhados por Roglic, Ciccone, Tiberi, Caruso e Carapaz.

Primoz Roglic regressou assim à liderança do Giro d’Italia, mas tem apenas 4 segundos de vantagem sobre Ayuso e 10 segundos sobre Del Toro. Amanhã, segue-se uma etapa de média montanha e, no domingo, o sterrato promete trazer o grand finale da primeira semana da prova italiana.