Categories Estrada Internacional

Isaac del Toro e Juan Ayuso analisam a primeira semana do Giro d’Italia e partilham momento descontraído

UAE Team Emirates-XRG controla a primeira semana do Giro

Este domingo (18), chegou ao fim a primeira semana do Giro d’Italia, que arrancou com uma inédita partida na Albânia e depois seguiu pelo sul e centro de Itália. A prova já trouxe diferenças significativas na classificação geral e, sobretudo, revelou uma das grandes surpresas da edição: Isaac del Toro.

A UAE Team Emirates-XRG destacou-se desde os primeiros dias como a equipa mais forte, destronando Primoz Roglic da liderança graças à impressionante prestação de Del Toro na etapa 9, com chegada a Siena. Com apenas 21 anos, o ciclista mexicano não só conquistou a desejada Maglia Rosa como lidera com 1 minuto e 13 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa, Juan Ayuso, vencedor da etapa 7 e, em teoria, o líder da formação.

No primeiro dia de descanso da prova, a UAE Team Emirates-XRG promoveu uma conferência de imprensa marcada por momentos de descontração, mas também por uma forte mensagem de coesão interna. Presentes estiveram os dois líderes provisórios da equipa, Del Toro e Ayuso, bem como o manager Matxin. Entre balanços pessoais e discussão estratégia, ficou claro há união e sobretudo ambição para levar a camisola rosa até Roma.

Conferência da UAE Team Emirates-XRG no Giro d’Italia

Isaac del Toro

Isaac del Toro tem vindo a confirmar, com autoridade, o talento que o fez vencer a Volta à França do Futuro. No seu primeiro Giro d’Italia, não demorou a mostrar serviço. Foi na desafiante etapa de sterrato até Siena que conquistou a Maglia Rosa, demonstrando uma exímia combinação de potência e técnica. Para o jovem ciclista, o Giro é mais do que uma competição individual: é um sonho de equipa. Ele também abordou o impacto que as suas vitórias já têm— não só na sua carreira, como também no seu país.

“O problema foi deitar-me na cama e tentar dormir”

Sobre a estreia marcante no Giro d’Italia, del Toro não escondeu o entusiasmo: “Estou muito entusiasmado por estar aqui com a equipa. É uma equipa muito forte e estou muito orgulhoso por estar nesta posição agora. Estou a tentar dar o meu melhor à equipa. É incrível estar nesta posição e não podia estar mais feliz, é como um sonho.”

Apesar da juventude, o ciclista mexicano revela maturidade para admitir como se sente: “Claro que quero ser um rapaz normal. Mas é como um sonho. Estou a vivê-lo e tento dar o meu melhor todos os dias. Às vezes fico mais nervoso, tenho apenas 21 anos, mas tudo bem porque não tenho tanta pressão agora.”

Ontem ele afirmou que iria dormir com a camisola rosa, e assim fez: “É incrível, não consigo entender tudo o que se está a passar. O problema foi deitar-me na cama e tentar dormir, acordar foi fácil.”

“Estou super orgulhoso por ser mexicano”

Del Toro conhece o impacto das suas conquistas no seu país-natal, o México, e não perdeu a oportunidade de agradecer a todas as pessoas importantes da sua vida: “Tenho tantas pessoas à minha volta que não consigo colocar umas em cima de outras. A minha família está presente, tenho pessoas fantásticas que querem o melhor de mim e querem ver-me na minha melhor versão. Só posso agradecer a todos: aos meus colegas de equipa, à minha família, ao meu país.”

O orgulho nacional é palpável nas suas palavras: “Foi sem dúvida um grande resultado para o país e não podia estar mais orgulhoso da minha prestação e das coisas que fizemos como equipa. Eu só quero acreditar e continuar como estou. É uma loucura como o meu corpo está a reagir dia após dia. Estou super orgulhoso por ser mexicano e ter este apoio à minha volta.”

“Faremos o melhor para o nosso resultado na classificação geral”

Del Toro sublinha a força coletiva da UAE Team Emirates-XRG, mesmo sofrendo alguns percalços na etapa de ontem: “A situação da corrida é boa. Ontem queríamos ter um dia melhor, o Brandon [McNulty] e o Ayuso caíram, mas no final não foi assim tão mau e seguimos em frente. Faremos o melhor para o nosso resultado na classificação geral.”

No plano para a segunda metade da prova, a equipa está acima de tudo: “A estratégia para o resto do Giro é manter a camisola rosa na equipa e conquistar a vitória à geral. Como equipa, daremos tudo de nós para manter isso.”

Questionado pela Portuguese Cycling Magazine sobre o papel da técnica em provas como o Giro, foi pragmático: “A técnica é importante, mas não acho que vá ser super importante para o Giro. Veremos. Espero ter as mesmas capacidades.”

Por fim, ele revelou que recebeu uma mensagem motivacional de Tadej Pogacar: “Ele apenas me disse que se eu tenho condições para tentar, devo dar tudo de mim para ganhar a etapa, porque ele acredita em mim.”

Isaac del Toro no Giro d’Italia. Foto: Sprint Cycling Agency via UAE Team Emirates

Juan Ayuso

Juan Ayuso, ciclista espanhol com um pódio na Vuelta a España no currículo, chegou ao Giro como co-líder da equipa, ao lado de Adam Yates. No entanto, com o ciclista britânico aquém do esperado, Ayuso assumiu as rédeas e já venceu a etapa 7, a primeira com chegada em alto. Ainda assim, sofreu uma queda no sterrato no mesmo dia em que del Toro brilhou. Hoje, revelou que teve de levar três pontos no joelho, mas está otimista quanto à recuperação e à possibilidade de manter o bom desempenho nos próximos dias.

“Dói muito e tenho a sorte de hoje ser dia de descanso”

Ayuso começa por analisar a etapa de ontem, que foi espetacular para os adeptos, mas desafiante para os ciclistas: “Depois da queda, a corrida explodiu e acelerou a todo o gás, sempre em pequenos grupos até à linha de meta. Foi um dia super agitado e bastante stressante. Estava sempre a fazer figas para não furar, porque os carros nunca ficavam atrás, mas acho que salvei o dia e o Isaac teve um dia incrível.”

Apesar da queda na etapa de ontem, Ayuso admite que as coisas resultaram para a UAE Team Emirates-XRG: “Acho que funcionou tudo muito bem para a equipa. Mas preferia não ter caído. O problema foi que caí mesmo em cima do joelho, onde fiz um hematoma e precisei de levar três pontos. Dói muito e tenho a sorte de hoje ser dia de descanso.”

Assim, o ciclista espanhol partilha mais detalhes sobre a sua lesão: “À medida que fui aquecendo, melhorou, por isso espero que com mais um dia de recuperação melhore. O lado positivo é que não é muscular, é puramente ósseo. Nunca é o ideal cair, mas devo ficar bem.”

“Se tiver de perder o Giro, que seja porque um colega ganhou”

Sabemos que Ayuso tem ambição, mas ele também espírito de equipa:“O importante é que a equipa vença o Giro. Obviamente que quero ganhar, mas se um colega de equipa ganhar, o objetivo será alcançado. Se tiver de perder o Giro, que seja porque um colega ganhou.”

Por fim, ele abordou a sua relação com o colega e novo líder del Toro: “Tive a sorte de correr muitas corridas com ele neste ano e meio em que está na equipa e também partilhámos os campos de treino juntos. A relação é boa. Como latinos, brincámos muito e criámos um grupo muito bom para trabalhar.”

Juan Ayuso no Giro d’Italia. Foto: Sprint Cycling Agency via UAE Team Emirates

Momento descontraído

A conferência de imprensa da UAE Team Emirates-XRG contou com um momento insólito mas revelador. Durante uma pausa técnica, Juan Ayuso fez um avião de papel e lançou-o no ar, provocando gargalhadas de Del Toro e Matxin, perante o olhar divertido dos jornalistas presentes. Sendo o ciclismo frequentemente marcado por rivalidades internas, esta cena mostrou algo diferente: cumplicidade, leveza e um ambiente saudável. A UAE Team Emirates-XRG está determinada a funcionar como uma verdadeira equipa, em que todos voam para o mesmo objetivo: vencer o Giro.

Se será del Toro ou Ayuso a subir ao lugar mais alto do pódio em Roma, ainda não se sabe. Mas uma coisa é certa: a festa já começou e a Portuguese Cycling Magazine continuará a acompanhar cada pedalada.

A PORTUGUESE CYCLING MAGAZINE É PATROCINADA POR: ADO EBIKE