Categories Internacional

Abandono de Primoz Roglic e quebra da UAE animam a luta pela classificação geral em dia de dobradinha para a XDS-Astana

A 16ª etapa do Giro d´Itália prometia uma luta entre os favoritos numa jornada de 203 quilómetros com chegada em alto no Passo di San Valentino. O início deu-se a toda a velocidade com muitas tentativas de formar a fuga do dia. Passado alguns quilómetros, formou-se um pequeno grupo de sete elementos, mas os ataques continuaram no pelotão.

Antes da primeira subida do dia, formou-se um segundo grupo mais numeroso com 21 ciclistas, entre os quais, o líder da classificação da montanha, Lorenzo Fortunato, Pello Bilbao, Yannis Voisard e David Gaudu. Este grupo conseguiu chegar ao primeiro grupo ainda durante a subida e Fortunato passou na frente do prémio de montanha.

Com um ritmo mais baixo imposto pela UAE, a fuga conseguiu alcançar uma vantagem de oito minutos para o pelotão. Na penúltima subida do dia, Juan Ayuso cedeu perante o aumento de ritmo pela EF Education-EasyPost, que reduziu o grupo dos favoritos a apenas quinze ciclistas.

A meio da subida, Michael Storer e Max Poole atacaram sem resposta da UAE que optou por manter um ritmo mais controlado no grupo. Ainda durante a subida, Simon Yates acelerou o ritmo e fechou o espaço para os dois ciclistas. Egan Bernal chegou a perder o contacto com o grupo, mas conseguiu recuperar após alguns quilómetros.

Na frente da corrida, a fuga fragmentou-se, resultando num grupo de sete corredores, entre eles, Pello Bilbao, Jefferson Cepeda e Christian Scaroni. O camisola azul manteve-se no grupo e somou os 40 pontos atribuídos na contagem de montanha de primeira categoria. Na descida, Yannis Voisard conseguiu isolar-se na frente, mas foi alcançado por Scaroni, Fortunato e Cepeda no início da subida seguinte.

No grupo dos favoritos, Simon Yates voltou a atacar com Isaac del Toro a responder de imediato, seguido por Richard Carapaz e Derek Gee. O colombiano aproveitou o ritmo imposto por Yates e lançou um forte ataque, desta vez sem resposta dos adversários. Yates ainda colaborou com Del Toro por alguns metros antes de desferir um novo ataque, deixando o camisola rosa sem reação.

Na frente da corrida, os corredores da Astana, Christian Scaroni e Lorenzo Fortunato, isolaram-se e cruzaram juntos a linha de meta, com Scaroni a assegurar a sua primeira vitória numa grande volta. Fortunato terminou em segundo e Giulio Pellizzari fechou o pódio vindo do pelotão com uma grande subida final. Richard Carapaz terminou na quarta posição com 42 segundos de vantagem sobre Yates e 1 minuto e 36 segundos sobre Del Toro.

Na classificação geral, Isaac del Toro lidera agora com apenas 26 segundos de vantagem sobre Yates e 31 segundos sobre Carapaz. Derek Gee também ganhou tempo e subiu ao quarto lugar, a 1 minuto e 31 segundos. Giulio Pellizzari subiu diretamente para o nono lugar, a 4 minutos e 36 segundos.

📸 LaPresse