Três subidas de primeira categoria, num total de cinco montanhas, compunham o menu da jornada à partida para a 19ª etapa do Giro d’Italia. Logo, nos primeiros quilómetros, deu-se uma primeira fuga composta por Mattia Cattaneo, Georg Steinhauser, Bart Lemmen e Nicolas Prodhomme. O pelotão não estava satisfeito com este grupo e os ataques continuaram a suceder-se.
Brandon McNulty conseguiu inserir-se num grupo, mas a EF Education assumiu o controlo do pelotão e anulou esta tentativa de fuga. Passado alguns quilómetros, saiu um segundo grupo com 29 ciclistas, entre os quais, o líder da Maglia Ciclamino, Mads Pedersen, Wout Van Aert e Antonio Tiberi. Os dois grupos viriam a juntar-se na frente da corrida. Mads Pedersen somou um ponto no primeiro sprint intermédio e assegurou, matematicamente, a vitória na classificação dos pontos.
No alto do Col Saint-Pantaléon, Nicolas Prodhomme atacou e passou em primeiro, seguido de perto por Antonio Tiberi e Carlos Verona, provocando um pequeno corte no grupo da frente. Durante a descida, a diferença para o grupo perseguidor aumentou para 45 segundos.
Na penúltima subida do dia, as equipas EF Education e Visma voltaram a impor um ritmo forte no pelotão dos favoritos. Na frente, o francês da Decathlon AG2R isolou-se na liderança da corrida. Tiberi e Verona foram rapidamente alcançados pelo grupo e Giulio Pelizzari aproveitou o momento para lançar um ataque. Os principais favoritos seguiram todos na roda do italiano e a equipa do camisola rosa assumiu novamente o controlo do grupo.
Antes do topo, Richard Carapaz também tentou a sua sorte. Yates e Del Toro responderam de imediato e abriu-se um pequeno espaço em relação aos outros favoritos, mas o grupo voltou a juntar-se antes do final da subida.
Nicolas Prodhomme manteve a distância para o grupo de trás e cruzou isolado a linha de meta para a sua primeira vitória da carreira numa grande volta. Na última subida, Richard Carapaz e Del Toro abriram um espaço para o grupo, que não conseguiu seguir os dois primeiros da geral.
No sprint final, o corredor mexicano levou a melhor e ganhou dois segundos da vantagem. O grupo de Simon Yates perdeu 24 segundos. Na classificação geral, Del Toro lidera agora com 43 segundos para o colombiano e 1m e 21s para Yates. Derek Gee está na quarta posição a 2m e 32s e Damiano Caruso fecha os cinco primeiros a 3m e 36s da liderança.