Estrada, Internacional

Antevisão Giro d’Italia 2021 (3/3) : Os Portugueses

João Almeida (Deceuninck – Quick Step)

João Almeida é, neste momento, o porta-estandarte do ciclismo português. Como tal, é natural que as principais esperanças dos adeptos lusos recaiam sobre o corredor da Deceuninck – Quick Step. Ao mesmo tempo, é também natural que essas esperanças toldem um pouco a nossa análise do valor do ciclista natural das Caldas da Rainha.

Não é realista considerar João Almeida um favorito à vitória final. Apesar da grande coleção de lugares nos dez primeiros de provas por etapas que tem acumulado, em nenhuma ocasião o português deu sensações de que tinha capacidade para ganhar. Se apenas considerarmos as etapas de alta montanha, Almeida nunca se apresentou num nível suficientemente alto para sequer discutir a vitória nesses dias. Numa prova como este Giro, com um percurso tão montanhoso e onde o contrarrelógio será praticamente irrelevante, parece-me impossível que venhamos a ter o nosso João na luta pela vitória. Aliás, o próprio João já reconheceu, em declarações ao jornal A Bola, que “ficar entre os 10 primeiros da geral já será um bom resultado”.

Além de tudo isto, há outro fator que me deixa de pé atrás em relação a João Almeida: Remco Evenepoel. Aquilo que o prodígio belga poderá fazer em Itália é uma incógnita para toda a gente, e, se Remco se apresentar ao nível que tinha antes da queda na Il Lombardia, parece-me muito improvável que não seja ele o líder da equipa.

Tudo isto parece muito negativo, mas não o é, pelo menos inteiramente. Até porque acredito que, em condições normais, João Almeida terá capacidade para fechar no top-10 da classificação geral. Espero é que os outros adeptos portugueses, tal como eu, acreditem que, caso isso aconteça, é um excelente resultado.


Assim termina a antevisão especial da Portuguese Cycling Magazine ao Giro d’Italia de 2021, restando apenas desejar boa sorte a todos os corredores, em especial aos portugueses. Aos nossos leitores, aproveitem estas três semanas tal como nós o vamos fazer!

Written by - - 201 Views

Páginas: 1 2 3