Agosto de 2025
O mês de agosto ficou marcado pelo arranque da última grande volta da temporada: a Volta a Espanha. Até ao primeiro dia de descanso, após nove etapas disputadas, João Almeida – já recuperado da lesão sofrida no Tour de France – tinha-se afirmado como uma das figuras da corrida, ocupando a 3.ª posição da classificação geral, a 38 segundos de Jonas Vingegaard, o seu principal adversário na luta pela vitória final. Ao seu lado, Ivo Oliveira, atual campeão nacional, vinha a desempenhar um papel determinante no apoio ao ciclista de A-dos-Francos. Coletivamente, a UAE Team Emirates já tinha conquistado o contrarrelógio coletivo da 5.ª etapa!
Recuando ao início do mês, outros ciclistas portugueses também se destacaram em solo espanhol, nomeadamente na Volta a Burgos. Afonso Eulálio começou a corrida com um sólido 3.º lugar na etapa inaugural, enquanto, alguns dias depois, Rui Costa e Rui Oliveira estiveram em evidência numa jornada marcada pela fuga, concluindo na 2.ª e 3.ª posições, respetivamente, apenas superados por Damiano Caruso.
Na Alemanha, Nélson Oliveira esteve muito perto de triunfar a partir da fuga na Clássica de Hamburgo, numa exibição de grande leitura de corrida. Ainda assim, o melhor português em prova foi António Morgado, que concluiu num sólido 7.º lugar, com Ruben Guerreiro também em evidência ao fechar a corrida entre os 25 primeiros.
No calendário nacional, agosto é sinónimo de Volta a Portugal. Na 86.ª edição d’A Grandíssima, Tiago Antunes (Efapel Cycling) destacou-se como o melhor português na classificação geral, terminando na 5.ª posição.

Hugo Nunes (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) brilhou com uma vitória de etapa e conquistou a classificação da montanha, enquanto Rafael Reis (Anicolor / Tien21) se revelou imbatível na luta contra o cronómetro, triunfando tanto no prólogo inaugural como no contrarrelógio final.


Por fim, Lucas Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) destacou-se como o melhor jovem da prova, terminando ainda o Tour de l’Avenir no Top15 da classificação geral.

No ciclismo de pista, Maria Martins voltou a destacar-se ao dominar o Memorial Otmara Malečka, na Chéquia, vencendo a prova de eliminação, o omnium e a corrida por pontos.



