Categories Estrada Internacional Opinião

Ano em Português – 2025

Setembro de 2025

Setembro ficará marcado como o mês mais emocionante da temporada para o ciclismo português! O grande destaque foi João Almeida, que venceu de forma categórica no mítico Altu de l’Angliru e garantiu o 2º lugar na classificação geral da Volta a Espanha, igualando o resultado de Joaquim Agostinho alcançado em 1974. Para além do ciclista de A-dos-Francos, Ivo Oliveira também se fez notar na Vuelta, terminando o contrarrelógio individual no Top5 e marcou presença nos Campeonatos do Mundo, animando a prova ao integrar a fuga do dia.

Contudo, foi Afonso Eulálio quem brilhou na prova de fundo dos elites masculinos, concluindo a dura corrida no Top10 final. No escalão de sub-23, Lucas Lopes foi o melhor português, finalizando na 12.ª posição.

© David Ramos – Getty Images

Antes dos Mundiais, Rui Oliveira e António Morgado participaram no Tour of Britain, alcançando bons resultados no Top10 de algumas etapas. Em Itália, Rui Costa marcou presença em várias clássicas e subiu ao pódio do Trofeo Matteoti, apenas superado por Isaac del Toro. No Luxemburgo, a Efapel Cycling terminou no Top25 da classificação geral com Tiago Antunes, além de mostrar os seus patrocinadores em algumas fugas.

© UAE Team Emirates

Em solo nacional, Pedro Silva (Anicolor / Tien21) subiu ao pódio do GP Jornal de Notícias, conquistado por Nicolas Tivani, enquanto Diogo Gonçalves (Feirense – BEECELER) foi 5º no GP Anicolor, vencido por Alexis Guerin, encerrando assim a temporada no ciclismo português.

© Igor Martins – Jornal de Notícias
© Inês Calvo Fotografia – GP Anicolor

Por fim, no ciclismo de pista, a seleção nacional dominou o 21º Troféu Internacional Cidade de Barcelona – XII Memorial Miguel Poblet. Iúri Leitão conquistou o ouro no omnium masculino, seguido de Diogo Narciso com a prata. No feminino, Maria Martins garantiu a medalha de prata também no omnium. Para fechar com chave de ouro, a dupla masculina brilhou no madison, conquistando também o lugar mais alto do pódio.

© UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Página 11: Outubro