Após o último dia de descanso, o pelotão regressou esta terça-feira à estrada para disputar a 16.ª etapa da Volta a França numa ligação de 171 quilómetros entre Montpellier e o mítico Mont Ventoux. Mal soou o tiro de partida, a corrida ganhou vida com o pelotão a lançar-se num frenesim de ataques e contra-ataques.
A fuga só se formou após cerca de cem quilómetros, quando um grupo de 36 corredores conseguiu destacar-se na frente da corrida. Pouco depois, o grupo dividiu-se e sete corredores assumiram a liderança, entre os quais Julian Alaphilippe, Thymen Arensman e Enric Mas. Este grupo manteve-se compacto, enquanto os perseguidores, sem entendimento entre si, chegaram ao início da subida com uma desvantagem de 1m e 40s.
Nas primeiras rampas da útlima subida, o grupo da frente desfez-se com um ataque de Enric Mas que se isolou à frente de Julian Alaphilippe e Thymen Arensman. No segundo grupo, Ben Healy acelerou o ritmo e ficou na companhia de Valentin Paret-Peintre e Santiago Buitrago. Com o passar dos quilómetros, o corredor espanhol abriu uma vantagem de um minuto para os perseguidores com os dois grupos a juntarem-se.
No pelotão, a Visma assumiu o controlo do grupo e reduziu-o a apenas dez corredores. A oito quilómetros do final, Vingegaard atacou, mas teve resposta imediata de Tadej Pogacar. O corredor dinamarquês contou ainda com o apoio de Benoot e Campenaerts, que vinham da fuga do dia, ao longo da subida, mas não conseguiu isolar-se do camisola amarela.
Na frente da corrida, Ben Healy e Aurélien Paret-Peintre alcançaram Enric Mas. Seguiram-se momentos de ataques e contra-ataques entre os dois, mas a diminuição do ritmo após essas movimentações permitiu que Santiago Buitrago se juntasse ao grupo.
No último quilómetro, Ilan Van Wilder também chegou à frente e assumiu o comando do grupo em prol do seu companheiro de equipa. No sprint final, foi Paret-Peintre quem levou a melhor sobre Ben Healy e conquistou a primeira vitória francesa na 112ª edição da Volta a França.
Mais atrás, Pogacar atacou nos metros finais e somou mais dois segundos de vantagem sobre o dinamarquês. Na classificação geral, o esloveno lidera agora com 4 minutos e 15 segundos de vantagem. Na luta pelo pódio, Florian Lipowitz ganhou 36 segundos a Oscar Onley, enquanto que Primoz Roglic subiu à quinta posição, com Vauquelin a descer para o sexto lugar.