O atual campeão do mundo e olímpico de contrarrelógio confirmou o seu favoritismo e foi o mais forte no esforço individual, encurtando distâncias para os primeiros lugares da geral. Ainda assim, será Tadej Pogačar a vestir a maillot jaune amanhã, após uma excelente exibição que o catapultou para o topo da classificação.
A 5.ª etapa do Tour de France propunha aos ciclistas um contrarrelógio individual de 33 quilómetros, com partida e chegada na cidade de Caen. O percurso, maioritariamente plano, apresentava apenas uma ligeira inclinação inicial e uma pequena descida nos metros finais, favorecendo os puros especialistas.

Entre os primeiros a partir para o esforço individual, Iván Romeo – atual campeão do mundo de contrarrelógio na categoria de sub-23 – e Luke Plapp – campeão nacional australiano da especialidade – protagonizaram uma interessante batalha, com o jovem espanhol da Movistar a levar a melhor em 15 segundos. No entanto, o seu tempo acabaria por ser superado em quase meio minuto pelo campeão europeu Edoardo Affini, que estabeleceu uma nova referência provisória.
Entretanto, o contrarrelogista mais laureado do ciclismo português, Nélson Oliveira, concluiu a etapa com o tempo de 38 minutos e 19 segundos – cerca de um minuto mais lento do que o registo imposto pelo italiano Edoardo Affini, da Team Visma | Lease a Bike.
Com as grandes estrelas do pelotão internacional na estrada, o tempo do atual campeão da Europa do contrarrelógio começava a ser seriamente ameaçado. Ainda assim, foi preciso esperar pela chegada de Remco Evenepoel para que Edoardo Affini fosse finalmente destronado do hot seat.
No aguardado duelo entre Tadej Pogačar e Jonas Vingegaard, o esloveno foi claramente superior ao dinamarquês, ganhando-lhe mais de um minuto. Com este resultado, nas novas contas da geral, o líder da UAE Emirates passa a dispor de 1 minuto e 13 segundos de vantagem sobre o atleta da Visma | Lease a Bike, que desce ao 4º lugar. O novo pódio da classificação geral é agora liderado por Tadej Pogačar, seguido por Remco Evenepoel, a 42 segundos, e por Kevin Vauquelin, que ocupa o terceiro lugar a 59 segundos do esloveno.

Quanto aos portugueses, João Almeida terminou o contrarrelógio na 8.ª posição, a 1 minuto e 14 segundos de Remco Evenepoel. Nélson Oliveira também esteve em bom plano, fechando a etapa dentro do top 15, 1 minuto e 37 segundos mais lento do que o campeão do mundo da especialidade.
Foto de capa: Tour de France