Categories Estrada Internacional Opinião

Os 5 jovens a seguir no Tour de France

O Tour de France é a corrida mais importante do mundo. O mediatismo à escala planetária, o ritmo intenso de cada etapa e a tensão nas chegadas ao sprint são incomparáveis face a qualquer outra prova do calendário velocipédico.

Por isso, os ciclistas que participam na Volta a França são, geralmente, atletas que iniciam o seu percurso em outras grandes voltas, como o Giro d’Italia e a Volta a Espanha. Por exemplo, João Almeida – o melhor ciclista português da atualidade – só se estreou no Tour em 2024, após seis presenças nas demais corridas de três semanas.

Isto significa que, para além de qualidade, os ciclistas necessitam de experiência para se lançarem numa prova tão exigente e desgastante – tanto física como mentalmente – como o Tour de France. No entanto, existem casos excecionais: alguns talentos iniciam a sua trajetória profissional precisamente no maior palco do ciclismo mundial.

O presente artigo pretende destacar esses casos especiais: jovens ciclistas que, sem experiência prévia em grandes voltas, se estreiam diretamente na Volta a França. São talentos promissores que, logo no início da sua carreira, encaram o maior desafio possível, trazendo consigo uma vontade imensa de mostrar ao mundo todo o seu potencial.

Tendo em conta a explicação exposta no parágrafo anterior, os 5 estreantes em grandes voltas a seguir na edição de 2025 do Tour de France são:

Página 2:Thibau Nys (Lidl-Trek)

Página 3: Iván Romeo (Movistar Team)

Página 4: Joseph Blackmore (Israel Premier-Tech)

Página 5: Jenno Berckmoes (Lotto)

Página 6: Paul Penhoët (Groupama-FDJ)