Categories Estrada Internacional

Giro D’Itália: Joshua Tarling vence contrarrelógio e Primož Roglič veste maglia rosa

O britânico da INEOS Grenadier foi o mais rápido na segunda etapa do Giro D’Itália e bateu Roglič por apenas um segundo de diferença. O segundo lugar do esloveno foi o suficiente para ser o novo líder da classificação geral.

Segunda etapa do Giro D’Itália

Depois da etapa inaugural do Giro D’Itália, que ligou Durrës a Tirana e coroou Mads Pedersen (Lidl-Trek) como líder da classificação geral, o pelotão permaneceu na capital albanesa para disputar um contrarrelógio individual com apenas 13,7 quilómetros.

Apesar da curta extensão, a segunda etapa mostrou ser rápida, mas também técnica. Os ciclistas tinham pelo meio uma subida (4º categoria) de 1,5 quilómetros, com inclinação média de 5%, até Sauk, que acrescentou dificuldade ao percurso. A parte final era marcada por várias curvas, uma delas em U, que obrigava os ciclistas a fazer uma boa gestão de técnica e esforço.

Percurso da 2º etapa
Imagem: Giro D’Itália

Joshua Tarling foi o ciclista mais rápido, com um tempo imabatível de 16 minutos e sete segundos. Após passar a meta, ninguém conseguiu um melhor resultado, nem mesmo Primoz Roglic (Red Bull – BORA – hansgrohe) que ficou em segundo lugar, a um segundo do vencedor. Já o australiano Jay Vine, da UAE Team Emirates – XRG, finalizou em terceiro lugar, a três segundos do britânico.

Com esta vitória, Tarling com 21 anos, 2 meses e 25 dias, é o ciclista mais novo a vencer um contrarrelógio individual no Giro D’Itália, marco importante na sua carreira.

As classificações

A nível da classificação geral, Mads Pedersen terminou em 7º lugar, a 12 segundos do vencedor, mas foi insuficiente para manter a maglia rosa. Primoz Roglic é o novo líder, com uma distância de um segundo do ciclista da Lidl-Trek.

Nas restantes classificações, Mads Perdersen e Moniquet Sylvain (Cofidis) mantêm a camisola de pontos e de montanha, respetivamente. A camisola branca da juventude tem um novo dono, Mathias Vacek (Lidl-Trek).

O único português presente na corrida, Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) terminou no 92º lugar, a 1 minuto e 23 segundos e encontra-se em 109º na geral.

A etapa de amanhã marca a despedida de Albânia e promete alterações nas várias classificações. Numa ligação de 160 quilómetros, o pelotão vai enfrentar duas subidas, com destaque para a de Qafa e Llogarasë, ascensão de 2º categoria a 40 quilómetros do final.