Estrada, Internacional, Nacional

Volta ao Algarve: Daniel Felipe Martinez mete uma velocidade extra e bate Remco Evenepoel no Alto da Fóia!

Volta ao Algarve: Daniel Felipe Martinez mete uma velocidade extra e bate Remco Evenepoel no Alto da Fóia!

Daniel Felipe Martínez (BORA – hansgrohe) arrecadou uma saborosa vitória na chegada ao Alto da Fóia, ao bater num sprint apertado o grande favorito do dia, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). O duo conseguiu ganhar 6 segundos de vantagem para o 3.º classificado que foi Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike). Este final de etapa deixa antever uma luta titânica para a restante Volta ao Algarve em Bicicleta!

A superioridade numérica das equipas portuguesas na fuga

Pelo segundo dia consecutivo as equipas nacionais foram as equipas mais representadas na fuga do dia. Desta feita a escapada contou com 8 ciclistas, sendo eles os seguintes: Max Walker (Astana Qazaqstan Team), Martin Urianstad Bugge (Uno-X Mobility), Pedro Silva (ABTF Betão – Feirense), Rúben Simão (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), César Martingil e Gonçalo Amado (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua). A fuga discutiria o Prémio de Montanha, no Alto da Choça, onde Grigorev triunfaria à frente de Amado e Urianstad Bugge. Pouco depois do Alto da Choça viria abandonar Gonçalo Amado, após a queda grave que teve ontem durante a etapa.

A Uno-X Mobility decidiu atacar no pelotão durante a etapa e conseguiu juntar Jonas Abrahamsen e Andreas Leknessund a Martin Urianstad Bugge no grupo dos fugitivos. A fuga, passou a ter 9 elementos, no entanto a presença de Leknessund na frente era demasiado perigosa, o que levou a uma grande aceleração no pelotão para ter a fuga sob controlo. Pedro Silva e Rúben Simão seriam os primeiros a descolarem do grupo, passando a fuga a ter só 7 elementos a menos de 40 quilómetros da meta.

No Prémio de Montanha de Alferce foi Grigorev o primeiro a passar, à frente de Abrahamsen e Urianstad Bugge. Empatando, pontualmente, com o líder provisório da montanha, Tomas Contte. Já na Pomba, foi Andreas Leknessund que passaria na frente, no entanto um pelotão comandado pela Soudal Quick-Step reduziria muito a sua vantagem, numa altura que já estava a solo em fuga. No pelotão muita gente quebrava, nesta altura, com Rui Costa (EF Educations – EasyPost) a ser uma das unidades em dificuldade.

Soudal Quick-Step toma as rédeas da corrida a alto vapor

A Soudal Quick-Step colocou um ritmo altíssimo já na ascensão de Pomba e levou esse ritmo até ao Alto da Fóia. O ritmo começou a causar bastantes estragos deixando fora da luta alguns nomes importantes, durante o miolo da subida. O trabalho de James Knox e de Mikel Landa fazia antever uma chegada explosiva por parte de Remco Evenepoel. Após o trabalho efetuado pelos seus companheiros, que dizimou o grupo dos favoritos já nos últimos 2 quilómetros (onde nomes como Wout van Aert, Bean Healy ou Stegan Küng cediam), foi Remco Evenepoel a partir na dianteira para a discussão da etapa, porém Daniel Felipe Martínez mostrou-se mais explosivo e arrecadou uma saborosa vitória na linha de meta, diante de Remco Evenepoel.

O melhor português na etapa foi António Morgado (UAE Team Emirates) em 11.º, chegando a 20 segundos de Martínez, sendo que o melhor ciclista das equipas portuguesas foi Hélder Gonçalves (Radio Popular – Paredes – Boavista), que terminou a tirada em 26.º lugar a 1 minuto e 38 segundos da dianteira.

As classificações

Com a vitória na etapa, Daniel Felipe Martínez ascendeu à liderança da ‘Algarvia’, com 6 segundos de vantagem para Remco Evenepoel, fruto das bonificações na chegada. Na classificação dos pontos é Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) que, ainda, segue na liderança da classificação, com 25 pontos. Martínez, é, também, o novo líder da montanha com 10 pontos e António Morgado passa a envergar a liderança na classificação da juventude. Por equipas lidera a BORA – hansgrohe.

Written by - - 529 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *