Estrada, Nacional

Volta a Portugal do Futuro 2021: André Domingues é o grande vencedor!

André Domingues (Efapel) sagrou-se hoje o grande vencedor da 28ª edição da Volta a Portugal do Futuro depois de 5 etapas divididas por 4 dias de competição. O ciclista de Leiria levou a melhor sobre Romaric Forques (Essax) que ficou em segundo lugar a 19 segundos e sobre Pedro Miguel Lopes (Kelly/Simoldes/UDO) que ficou em terceiro lugar a 21 segundos do vencedor.

A primeira etapa da prova foi corrida em circuito em Águeda e teve uma extensão de 133 quilómetros. A tirada acabou num sprint massivo onde Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub23) acabou por vencer (e envergar a camisola amarela), depois de uma grave queda já nos últimos metros que envolveu Fábio Costa (Efapel) e Miguel Salgueiro (L.A. Alumínios/L.A. Sport), entre outros, eles que estavam na frente do sprint e na luta pela vitória da etapa. Em segundo lugar ficou Tiago Vale Ferreira (JV Perfis/Gondomar Cultural) e em terceiro lugar José Sousa (Kelly/Simoldes/UDO).

Vídeo da aparatosa queda no sprint final da 1ª etapa.

A segunda tirada teve partida e chegada em Cernache do Bonjardim, numa extensão de 120,6 quilómetros. Esta poderia ser considerada a etapa mais decisiva da prova, já que apresentava quatro contagens de terceira categoria no decurso da etapa e a última delas (7,2 quilómetros a 3,6%) coincidia mesmo com o final da etapa. Pedro Miguel Lopes (Kelly/Simoldes/UDO), um dos maiores favoritos a levar de vencida a prova, não deixou créditos por mãos alheias e venceu a tirada com 1 segundo de vantagem para Gabriel Jimeno Rodas (GSport/Grupo Tormo Innova), que esteve na fuga do dia, e para André Domingues (Efapel).

Pedro Miguel Lopes a celebrar a vitória na 2ª etapa da prova.
Foto: Facebook – Volta a Portugal

Para a terceira etapa estava-nos reservada a ligação com partida e chegada a Ponte de Sor numa extensão de 162,7 quilómetros. Um dia com intenso calor com os termómetros a marcarem 39º durante a etapa. O triunfo acabou por sorrir a Rodrigo Caixas (L.A. Alumínios/L.A. Sport), que foi o mais audaz do grupo dos fugitivos e ergueu os braços em Ponte de Sor, arrebatando assim a camisola amarela a Pedro Miguel Lopes. O mesmo Pedro Miguel Lopes (Kelly/Simoldes/UDO) ficou em segundo lugar da etapa e Francisco Guerreiro (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) em terceiro lugar, já a 1 minuto e 45 segundos do vencedor da etapa.

Rodrigo Caixas, o vencedor em Ponte de Sor.
Foto: Facebook – Volta a Portugal

O último dia de competição reservou-nos duas etapas em Castelo de Vide. A primeira etapa, da parte da manhã, contou com 57,9 quilómetros e com três contagens de montanha (duas de terceira categoria e uma de segunda categoria). Já da parte da tarde a última e decisiva etapa foi um contra-relógio de 3,9 quilómetros de extensão.

Na etapa matinal o ciclista mais forte foi o espanhol José Ignacio Galvez (Essax) que se conseguiu manter adiante dos restantes favoritos, ele que atacou durante a etapa e que assim alcançou a primeira vitória no escalão de sub23 na sua ainda curta carreira. Em segundo lugar ficou André Domingues (Efapel) a 19 segundos do espanhol, passando para a liderança da prova, e em terceiro lugar Pedro Miguel Lopes (Kelly/Simoldes/UDO) a 28 segundos de Galvez.

Foi assim que José Ignacio Galvez celebrou a sua primeira vitória no escalão sub23.
Foto: Facebook – Volta a Portugal

Relativamente ao esforço individual foi Tiago Leal (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) o mais forte batendo André Domingues (Efapel) por 3 segundos e Romaric Forques (Essax) por 4 segundos. Domingues conquistava assim uma saborosa vitória na 28ª Volta a Portugal do Futuro.

Nas restantes classificações os vencedores foram: Pedro Miguel Lopes (Kelly/Simoldes/UDO) a levar de vencida a camisola dos pontos; Francisco Guerreiro (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) levou para casa a camisola da montanha; André Domingues (Efapel) arrebatou também a camisola da juventude e por equipas a equipa mais forte foi a L.A. Alumínios/L.A. Sport.

Pódio final com os vencedores de todas as classificações da 28ª Volta a Portugal do Futuro.
Foto: Facebook – Volta a Portugal

Foto de capa: Facebook – Volta a Portugal

Written by - - 235 Views