Categories Ciclocrosse Internacional

Van der Poel fora do Mundial de Ciclocrosse!

Ainda ressentido da queda que sofreu na corrida de XCO dos Jogos Olímpicos de Tóquio em agosto e num treino em novembro, Van der Poel (Alpecin-Fenix) ficou com graves sequelas e não pôde participar na passada quinta-feira na X2O Badkamers Trofee (Bélgica) nem no domingo na prova da Taça do Mundo (Países Baixos).

O tetracampeão mundial de ciclocrosse chegou mesmo a desistir a meio de uma corrida ao fim de seis voltas em Heusden-Zolder, no dia 27 de dezembro, não conseguindo suportar as dores. Em sentido contrário, o seu rival Wout Van Aert segue a todo o gás neste início de temporada na lama, pois o atleta da casa conseguiu arrecadar nessa mesma prova o Superprestige, atacando logo à primeira volta do circuito, num total de sete vitórias em oito provas disputadas. Van Aert apenas não venceu a oitava corrida por ter sido vítima de uma avaria logo nos primeiros minutos no percurso de Hulst. Contudo, conseguiu ficar em quarto lugar, o que demonstra que nem o problema mecânico parou o belga, fazendo só mais 1,09 minutos do que o vencedor Pidcock.

Mathieu Van der Poel mantém o foco na recuperação para que possa defender o seu título no Campeonato Mundial de Ciclocrosse, afirmando que é o primeiro grande objetivo para este ano, no entanto esta não é uma opinião partilhada pelo seu pai. Em declarações à comunicação social local, Adrie van der Poel defendeu que Mathieu deveria pendurar a bicicleta de ciclocrosse até ao fim deste inverno, o que o levaria então a falhar as próximas provas do calendário, inclusive o Mundial, que decorrerá a 29 e 30 de janeiro nos Estados Unidos.

Quanto à estreia na época de estrada, a mesma parece não estar comprometida, estando confirmada a sua participação na Volta ao Algarve, onde correu já em 2020.

ATUALIZAÇÃO

https://twitter.com/ProCyclingStats/status/1478660781210312705?s=20

Segundo as notícias avançadas na manhã de quarta-feira, o ciclista neerlandês e a sua equipa chegaram ao consenso de dar por terminada a temporada de Van der Poel na disciplina. Desta forma, o corredor não defenderá o título mundial conquistado no ano passado, hipótese já avançada pela nossa publicação no início da semana.