Ciclocrosse, Internacional

Troféu X2O Herentals: Van der Poel vence em casa do rival

Troféu X2O Herentals: Van der Poel vence em casa do rival

Ainda no ritmo da semana gorda do Natal, onde o ciclocrosse foi rei, correu-se hoje a quarta prova do Troféu X2O em Herentals, nada mais, nada menos que a cidade natal de Wout Van Aert.

No menu do dia, os ciclistas teriam para degustação um circuito recheado de dureza, acompanhado por uma pitada de setores técnicos, localizados já perto da linha de meta, e alguns troços mais pedaláveis, essencialmente na primeira metade do trajeto. Apesar do setor de lama logo no início de cada volta, que obriga os crossers a desmontar da bicicleta, o ingrediente principal é, sem dúvida, o Skiberg, uma íngreme colina localizada a meio do percurso, que é ultrapassada duas vezes em subida, e uma em descida. Para se ter uma ideia da dificuldade que esta colina oferece, a primeira escalada ao Skiberg tem de ser feita em corrida, pois a inclinação do terreno não permite que seja pedalável. O que torna, por sua vez, a descida bastante perigosa e técnica.

Hoje seria, mais uma vez, dia de encontro dos Big 3, mas a aparatosa queda de Tom Pidcock na última volta da prova do Troféu X2O de Baal fez com que o campeão do mundo não estivesse nas melhores condições físicas para alinhar hoje em Herentals. Assim, como cabeça de cartaz, teríamos Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e Van Aert (Jumbo-Visma), até à data o único vencedor em Herentals (esta seria apenas a terceira edição da corrida). Teríamos também a presença de Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen-Bingoal), o vencedor da corrida do último domingo, que estaria com certeza moralizado para fazer uma boa prova; e Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions), que procurava redimir-se da exibição do GP Sven Nys e recuperar tempo na geral do Troféu X2O para Iserbtyt.

Foi sem surpresa alguma que vimos logo no início da corrida os principais favoritos na frente do longo pelotão que alinhou à partida para hoje. Pelotão esse que se manteve enfilado até à primeira passagem no Skiberg, altura em que Van der Poel, Van Aert e um inesperado Jens Adams (Chocovit Cycling Team) abriram um pequeno espaço para os restantes corredores. O espaço foi aumentando e no final da primeira volta, o trio da liderança já rolava com cerca de 6 segundos para o mais direto grupo perseguidor, composto por Iserbyt, Van der Haar e Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions). Adams resistiu à segunda passagem pela grande colina do dia, mas à terceira cedeu uns metros que lhe custariam caro, pois só voltou a encostar no duo da frente exatamente uma volta depois, na quarta volta, e no sopé da subida. Ainda sufocado pela recuperação, não foi capaz de seguir o ritmo de Van der Poel e Van Aert, que, mais uma vez, seguirem isolados para a discussão da vitória. Atrás, Iserbyt e Ronhaar alcançavam Adams, enquanto Van der Haar seguia mais atrás.

As decisões estavam guardadas para a última volta, que foi bastante tensa. A última passagem da dupla da liderança pelo Skiberg foi feita à morte, utilizando a gíria ciclística, com Van Aert a impor o ritmo, sem nunca conseguir descolar Van der Poel. A situação alterou-se uns metros depois, quando, na passagem pelo posto de material, um furo de Van Aert estendeu a passadeira da vitória a Van der Poel, que ao fim de 59:45 minutos cortou a meta isolado. O campeão da casa, Van Aert, viria a fechar 21 segundos depois, e Iserbyt conquistaria o terceiro posto, a 31 segundos, após bater ao sprint Van der Haar.

Na classificação geral do Troféu X20, Iserbyt (4:06:44 horas) aumentou em 1 segundo a sua vantagem para Van der Haar (+ 1:28 minutos). Devido à ausência de Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal) no dia de hoje (e que assim teve uma penalização de 5 minutos na geral), o terceiro lugar é agora de Jens Adams, já a 5:36 minutos da liderança.

Na próxima quinta-feira realiza-se a prova do Troféu X2O de Koksijde.

Foto: PhotoNews

Written by - - 171 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *