Numa etapa que sai de portas e entra em território suiço, os corredores vão enfrentar 186km na ligação de Dole a Lausanne.
Esta vai ser a quarta vez que Dole e o Tour se encontram. A última passagem aconteceu em 2017, numa etapa ganha por Lilian Calmejane. O francês cerrou os dentes e foi capaz de aguentar a dura chegada a Station des Rousses. Enquanto é vivida a euforia do Tour, é ainda celebrado o bicentenário do nascimento de Louis Pasteur, um dos principais cientistas franceses, e que ficou particularmente reconhecido por ter desenvolvido a vacina contra a raiva.
A chegada desta etapa vai decorrer numa capital. Lausanne é designada como sendo a capital olímpica desde 1994, ano do centenário da fundação do Comité Olímpico Internacional. Apesar de originalmente estar situado em Paris, o COI mudou de casa em 1915. Uma cidade que respira desporto não fica indiferente ao ciclismo. Além do andar de bicicleta ser uma prática comum, Lausanne comummente recebe prestigiadas provas de ciclismo. É um dos pontos de passagem do Tour de Romandie onde, este ano, Ethan Hayter sagrou-se vencedor do prólogo inicial, um percurso que passou pelo final desta oitava etapa do Tour. Lausanne foi pela última vez uma das cidades escolhida do Tour no ano de 2000, numa etapa com final em Fribourg e ganha por Salvatore Commesso.
No Comment