ACOMPANHA O NOSSO PODCAST EXCLUSIVO DO TOUR DE FRANCE
É mesmo o adeus. Chegam ao fim as pedaladas em solo dinamarquês. O pelotão vai percorrer 182km entre Vejle e Sonderborg e depois rumar a França durante o dia de descanso. Os ciclistas entram finalmente na parte continental do país e vão percorrer toda a costa até ao extremo sul da Dinamarca.
Quando futebol e ciclismo se misturam só pode dar bom resultado. Vejle é casa do cinco vezes campeão Vejle Boldklub, clube de formação do vencedor da Bola de Ouro de 1977, Allan Simonsen. A cidade também vai ser a linha de meta dos 126km que perfazem a última etapa da Volta à Dinamarca, que se inicia a 16 de agosto, e que teve como último vencedor Remco Evenepoel. O corredor belga venceu duas etapas, uma delas com final precisamente em Vejle. Um dia antes, na segunda etapa, Mads Pedersen foi o mais forte ao sprint e bateu Nizzolo e Groenewegem em Sonderborg.
A cidade que recebe a despedida do Tour de terras nórdicas estende-se da península da Jutlândia até à ilha de Als e é berço de uma medalha olímpica de ciclismo. Em 1976, nos Jogos Olímpicos de Verão em Montreal, Verner Blaudzun era um dos integrantes da seleção dinamarquesa que conquistou o bronze no contra-relógio por equipas masculino. Esta modalidade do ciclismo compreendia um total de 100km realizados por equipas de quatro elementos, que em média demoravam mais de duas horas a completar o percurso, algo que não se vê na atualidade. Por exemplo quando se realizavam campeonatos de mundo de contrarrelógio por equipas a maior distância foi de 62 km em 2018.