No último dia antes da consagração de Paris, Wout Van Aert foi o mais rápido e levou de vencida o contrarrelógio. O belga, vice-campeão do mundo da especialidade, foi o mais rápido nos 30 quilómetros entre Libourne e Saint-Émilion, deixando Kasper Asgreen, segundo classificado, a 21 segundos e o seu companheiro Jonas Vingegaard, terceiro do dia, a 32 segundos.
Mikkel Bjerg foi o primeiro corredor a bater os 50km/h e a estabelecer um registo de grande nível, mas o dinamarquês nem teve tempo de aquecer a cadeira de líder, com o suíço Stefan Bissegger a melhorar o seu registo muito pouco tempo depois. O homem da Education First, por sua vez, ainda se manteve algum tempo na liderança, até ser superado por Kasper Asgreen, que fez um tempo canhão e retirou quase meio minuto a Bissegger. O homem da Deceuninck esteve um nível acima de praticamente todos, mas Wout Van Aert não perdoou e bateu o tempo de Asgreen por 21 segundos, sendo o único corredor a completar o percurso em menos de 36 minutos e o grande vencedor da etapa.
Nas contas da geral, não houve mexidas relevantes, com Tadej Pogačar a selar a sua segunda vitória no Tour de France e o top 10 a permanecer inalterado.
Quanto aos portugueses, Rúben Guerreiro foi 32º a 2:41 de Van Aert e garantiu o seu 18º lugar e Rui Costa foi 44º a 3:19 do belga e manteve-se na posição 78.