Ao quinto dia do Tour de France 2021, foi o vencedor da edição transata a colocar-se em pole position para repetir o triunfo com uma categórica vitória no esforço individual de 27 quilómetros entre Changé e Laval, que quase lhe valeu também o regresso à maillot jaune, que se manterá no corpo do líder da Alpecin-Fenix, Mathieu van der Poel.
O dia começou de feição para a UAE Team Emirates, com Mikkel Bjerg a estabelecer o primeiro tempo forte, que o manteve durante bastante tempo na cadeira quente de líder da etapa. Finalmente, seria, sem surpresas, Stefan Kung, o campeão suíço e europeu de crono, que lograria o tempo de referência para os favoritos.
Contudo, o homem da Groupama-FDJ apenas não resistiria a Tadej Pogačar. Um dos últimos a partir, o esloveno desde cedo mostrou nos intermédios ao que ia e foi sempre mantendo-se no verde, cruzando a meta com 18 segundos a menos que o anterior líder. Mathieu van der Poel esteve também em forma e agarrou-se à camisola amarela por escassos segundos.
Em termos de contas para a Geral, Pogačar colocou já bastante tempo a todos os principais rivais: Primoz Roglic (+0:44), Rigoberto Uran (+1:08), Geraint Thomas (+1:18), Richard Carapaz (+1:44), Enric Mas (+1:49) e Miguel Angel Lopez (+2:08).