Categories Estrada Internacional

Tour de France 2021: Mollema a ser Mollema

Depois de um dia histórico para o ciclismo, o Tour voltou a trazer-nos uma etapa quase de “transição” para as etapas mais duras dos próximos dias. Após integrar a fuga principal do dia, Bauke Mollema (Trek-Segafredo) assumiu as rédeas da etapa e escapou-se do grupo ainda a 40 quilómetros do fim para vencer de forma isolada mais uma etapa ao seu estilo! A sua última vitória tinha sido no Trofeo Laigueglia, em Itália e este ano, de forma similar.

A etapa 14 começou com várias tentativas infrutíferas de conseguir uma fuga que chegasse até ao fim da jornada. O primeiro ponto de interesse deu-se com os pontos de montanha no Col de Montségur, em que Michael Woods (Israel Start-Up Nation) e Wout Poels (Bahrain-Victorious) aproveitaram para somar mais pontos e aproximarem-se do ainda líder na altura, Nairo Quintana (Team Arkéa Samsic). Poucos depois, formava-se um grupo perseguidor liderado por Guillaume Martin (Cofidis, Solutions Crédits), 9.º classificado na geral. Nas contagens de montanha seguintes, Woods e Poels voltaram a batalhar entre si pelos pontos, sendo que o canadiano conseguiu mesmo ultrapassar Quintana e é o novo camisola da montanha.

Ainda assim, quem sorriu ainda mais no final do dia foi o holandês da Trek, que finalmente conseguiu uma vitória neste Tour depois de algumas tentativas. Mollema ganhou com mais de 1 minuto de avanço dos seus mais diretos perseguidores, neste caso, Patrick Konrad (BORA-hansgrohe) e Sergio Higuita (EF Education-Nippo). O outro “vencedor” do dia foi mesmo Guillaume Martin que conseguiu entrar nesta fuga bem sucedida e o pelotão não conseguiu reduzir o tempo de forma suficiente para o impedir de saltar diretamente para o segundo lugar da tabela!

Em relação aos ciclistas portugueses, hoje foi mais um dia de trabalho para Rui Costa (UAE-Team Emirates), que chegou em 16.º juntamente com alguns ciclistas da sua equipa, inclusive o líder da geral, Tadej Pogačar. Já Rúben Guerreiro não entrou na fuga do dia, mas mantém-se com uma boa classificação depois de fazer 26.º nesta etapa e estar novamente no 21.º lugar na classificação geral.

Foto de Capa: Midi Libre