Tim Merlier (Alpecin – Fenix) foi o grande vencedor do dia ao bater o seu companheiro de equipa Jasper Philipsen e Nacer Bouhanni (Team Arkéa Samsic) que fechou o pódio na etapa. No entanto, o dia foi marcado por várias quedas graves: primeiro foi Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) a ir ao chão ainda na parte inicial da etapa; a aproximadamente nove quilómetros do final da etapa foi a vez de Primož Roglič (Team Jumbo – Visma) cair; a quatro quilómetros do fim foi Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) a ser apanhado na queda coletiva que ocorreu numa curva apertada; e por fim, nos últimos 200 metros Caleb Ewan (Lotto Soudal) cai violentamente levando consigo Peter Sagan (BORA – hansgrohe).
A terceira etapa da 108ª edição do Tour de France ligou Lorient a Pontivy numa extensão de 182,9 quilómetros, num percurso maioritariamente plano. A fuga do dia cedo se formou com cinco ciclistas presentes: Ide Schelling (BORA – hansgrohe), Jelle Wallays (Cofidis, Solutions Crédits), Michael Schär (AG2R Citroën Team), Cyril Barthe e Maxime Chevalier (B&B Hotels p/b KTM). A fuga nunca obteve grande vantagem no dia de hoje estando desde logo condenada ao insucesso. Ide Schelling aproveitou para descolar da fuga pouco depois de ter passado em primeiro lugar na contagem de montanha no Côte de Cadoudal, o que lhe garantiu a liderança na camisola das ‘bolinhas’, deixando os outros quatro companheiros de fuga continuarem com a iniciativa até serem apanhados a poucos quilómetros do final.
Mathieu van der Poel (Alpecin – Fenix) continua a ser o líder da classificação geral, bem como Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick Step) o líder da camisola dos pontos e Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) o líder da camisola da juventude. A única mudança foi mesmo a camisola da montanha voltar às mãos de Ide Schelling (BORA – hansgrohe). Relativamente aos portugueses, Ruben Guerreiro (EF Education – NIPPO) chegou em 70º a 26 segundos do vencedor e Rui Costa (UAE Team Emirates) chegou na 101 posição a 1 minuto e 27 segundos de Merlier. De referir ainda que Robert Gesink (Team Jumbo – Visma) e Jack Haig (Bahrain Victorious) foram duas das vítimas do dia tendo que abandonar a prova devido às quedas.