Estrada, Internacional

Tour de France 2021: Kuss vence em “casa”

Sepp Kuss, residente em Andorra, aproveitou as duras rampas de Beixalis para se lançar para a vitória, no último dia da segunda semana de Tour. O americano, vindo da fuga do dia, deixou toda a concorrência para trás nos primeiros quilómetros da subida e chegou isolado à meta em Andorra la Vella. Alejandro Valverde mostrou-se a grande nível e foi quem esteve mais perto de Kuss, terminando a 23 segundos. Wout Poels fechou o pódio da jornada, depois de ser o mais rápido de um grupo que incluía o português Rúben Guerreiro (5º lugar).

Ao contrário dos últimos dias, a fuga formou-se rapidamente, com mais de 30 corredores a integrarem o grupo. As equipas dos principais homens da geral colocaram elementos na frente, embora só Richard Carapaz e Jonas Vingegaard tenham aproveitado essa situação. O grupo lutou acesamente pelas contagens de montanha, com especial destaque para Wout Poels (novo líder da classificação de melhor trepador), Michael Woods, Wout Van Aert e Nairo Quintana, que estão apenas separados por 10 pontos na luta pela camisola das bolinhas. Na subida final, onde o grupo chegou já muito selecionado, vários corredores tentaram a sua sorte, até que Sepp Kuss decidiu arrancar e deixar todos para trás.

No grupo dos favoritos, Movistar e INEOS Grenadiers começaram a endurecer a corrida nas duas subidas antes de Beixalis, e conseguiram reduzir muito o grupo, deixando para trás dois homens do top 10 ainda antes da última dificuldade: Guillaume Martin e Mattia Cataneo. Já na subida final, apesar dos inúmeros ataques dos favoritos, ninguém conseguiu fazer grandes diferenças, com Alexey Lutsenko a ser o único corredor da luta pelo top 5 a perder tempo (30 segundos).

Assim sendo, a classificação geral não sofreu grandes mudanças, com exceção da queda de Guillaume Martin para o 9º lugar. Rigoberto Uran regressa ao 2º posto, a 5:18 de Tadej Pogačar, e Jonas Vingegaard fecha o pódio, a 5:32 do esloveno. Rúben Guerreiro subiu ao top 20 da geral e continua em grande forma na sua estreia na Grande Boucle.

Written by - - 239 Views