Estrada, Internacional

Tour 2021: Conferência de Tadej Pogačar

A Portuguese Cycling Magazine participou na conferência do dia de descanso, via Zoom, de Tadej Pogačar (UAE Team Emirates). Apesar da impossibilidade de vermos as nossas questões respondidas, pela condicionante do tempo, divulgamos as principais sensações partilhadas pelo camisola amarela do Tour 2021 com a imprensa internacional.

Pogačar reconhece a dureza da primeira semana e conta como escapou ileso à queda sofrida ao quarto dia. O ciclista esloveno descreve uma “pressão” que inclina os corredores para procurarem a melhor posição no pelotão, o que aumenta o risco de queda.

Todos ficámos boquiabertos com a sua exibição na etapa 8, mas poucos sabem que o dia seguinte foi o pior para ele (e para todos), devido ao “muito frio” sentido na estrada. O Mont Ventoux está no horizonte, mas Pogačar minimiza qualquer pressão para conquistar a mítica subida, fará simplesmente a sua corrida.

A reviravolta de La Planche des Belles Filles traduziu um momento excecional na história do ciclismo, ao ponto de se questionar a capacidade de Pogačar como ‘campeão em título’, mas na realidade, mostrar essa capacidade e alcançar grandes feitos são os principais motivadores da sua carreira.

Grandes feitos requerem grandes ciclistas, mas também grandes equipas. A UAE Team Emirates é “uma das equipas mais fortes neste Tour” e Pogačar não esconde o orgulho em todos os seus companheiros, nem a felicidade por “corresponder às suas expetativas”.

As suspeitas levantadas quanto à sua performance não o incomodam, uma vez que o elevado número de controlos antidoping aos quais os ciclistas estão sujeitos é ‘suficiente’ para apaziguar quaisquer ceticismos.

Written by - - 255 Views