Categories Estrada Internacional

Tadej Pogačar vence o segundo assalto!

Tadej Pogačar sagrou-se o grande vencedor da 6.ª etapa do Tour de France, com a ligação entre Tarbes e Cauterets-Cambasque, deixando Jonas Vingegaard a 24 segundos. Tobias Halland Johannesen fechou o pódio da etapa a 1 minuto e 22 segundos. Em dia de aniversário, Ruben Guerreiro foi o 4.º classificado, protagonizando uma ótima etapa, imiscuindo-se na luta pela classificação da montanha.

Início de etapa muito mexido desde o quilómetro 0

A etapa começou logo a todo o vapor com 20 ciclistas a formarem parte de uma fuga que foi instigada por Wout van Aert (Jumbo – Visma) e por Julian Alaphilippe (Soudal – Quick-Step), logo na bandeirada da partida. Ruben Guerreiro (Movistar Team) conseguiu chegar ao grupo da frente antes da primeira contagem de montanha em Côte de Capvern-les-Bains (3.ª Categoria).

Neilson Powless e Bryan Coquard em busca dos pontos da montanha e da regularidade

Os primeiros pontos de interesse na etapa foram a luta pelos pontos da montanha e da regularidade. Bryan Coquard (Cofidis) foi o primeiro a passar no sprint intermédio de Sarrancolin, adicionando 20 pontos ao seu pecúlio na classificação, estando agora a 46 do líder Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck). Na classificação da montanha, Neilson Powless (EF Education – EasyPost) superiorizou-se na passagem pela Côte de Capvern-les-Bains e, ainda, no Col d’Aspin (1.ª Categoria), passando para a frente da classificação, neste ponto da corrida, com 2 pontos de vantagem para Felix Gall (AG2R CITROËN Team).

Col du Tourmalet: Jumbo – Visma impõe um ritmo infernal com direito a ataque de Jonas Vingegaard!

A ascensão ao Col du Tourmalet teve o condão de vermos a equipa da Jumbo – Visma a pegar na corrida, durante a segunda parte da subida e destruir por completo o pelotão. Wilco Kelderman acelerou, e de que maneira, o grupo fazendo com que este se partisse por completo. Num primeiro momento só o líder Jai Hindley (BORA hansgrohe) e Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) aguentaram o ritmo imposto por Kelderman, que pouco depois passou o testemunho a Sepp Kuss. Hindley acabaria por quebrar e deixar na frente só Kuss, Vingegaard e Pogačar.

Depois do grande trabalho de toda a equipa, Vingegaard atacou, no entanto teve pronta resposta de Pogačar. Os dois chegaram ao final do Tourmalet com quase 2 minutos de vantagem para o grupo dos restantes favoritos onde se situava o camisola amarela, Jai Hindley.

Na frente era Tobias Halland Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) que batia Ruben Guerreiro na Categoria Especial, amealhando 20 pontos. Guerreiro poderia ter emulado o feito de José Manuel Ribeiro da Silva, que até à data, é o único ciclista português a passar em 1.º nesta mítica subida.

Pogačar desfere ataque em Cauterets-Cambasque e deixa Vingegaard em sentido

Duarante a descida do Tourmalet, tanto o dinamarquês como o esloveno chegaram ao grupo de fugitivos que estava na frente. Aí o grupo foi levado por Wout van Aert até 4,5 quilómetros do final, onde Vingegaard voltou a atacar, sempre seguido de perto por Pogačar.

No entanto, Tadej Pogačar acabaria por atacar a 2,4 quilómetros do final e deixaria Jonas Vingegaard sem resposta.

As classificações

Jonas Vingegaard ascendeu à liderança, sendo que se encontra com 25 segundos de vantagem sobre Tadej Pogačar. Pogačar continua a liderar na juventude, aumentando a sua vantagem para Carlos Rodríguez, cifrando-se agora em 3 minutos e 5 segundos a liderança do esloveno. Na montanha também houve mudança de camisola, visto que Neilson Powless volta a envergar a camisola das ‘bolinhas com 8 pontos de vantagem para Felix Gall. Já na camisola verde Jasper Philipsen mantém a sua liderança.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *