Categories Estrada Nacional

Taça de Portugal de Esperanças: Chegou o fim-de-semana de todas as decisões!

A Taça de Portugal de Esperanças terá o seu epílogo, já este fim-de-semana, com as 2 últimas provas do certame. No sábado teremos, em Palmeira (Braga), a 3.ª prova pontuável para a Taça, o 21.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, ao passo que no domingo teremos, em São João de Ver (Santa Maria da Feira), a 4.ª prova pontuável, a 32.ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes, que fecha a edição de 2024 da Taça. As provas da Taça de Portugal de Esperanças têm a particularidade de juntarem os Sub-23 das equipas de clube e, ainda, as equipas de juniores da zona onde se disputam as provas, neste caso, as equipas de juniores da zona Norte.

Taça de Portugal de Esperanças
Cartaz do Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves
Fonte: Organização da prova
Taça de Portugal de Esperanças
Cartaz da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes
Fonte: Organização da prova

À hora de escrita do artigo encontram-se pré-inscritos 129 ciclistas para o 21.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves e 118 ciclistas para a 32.ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes. Presentes em ambas as provas irão estar presentes as 6 equipas de Clube/Sub-23, às quais se unem 4 formações amadoras espanholas em ambos os dias: Club Ciclista Padronés Cortizo, High Level – Gsport, Retelec – Ambilamp – Team Cycling Galicia e Supermercados Froiz. As corridas serão, ainda, compostas por 10 formações juniores no sábado, e por 9 estruturas no domingo.

Taça de Portugal de Esperanças: As contas à partida das últimas provas

A classificação da Taça está ao rubro com João Paulo Silva (Óbidos Cycling Team) e Marc Torres (Club Ciclista Padronés Cortizo) empatados na liderança, com 140 pontos, o que poderia apimentar ainda mais o desfecho da Taça, no entanto Marc Torres não estará presente em ambas as provas. Como cada prova oferece 75 pontos ao vencedor todos os ciclistas, ainda, se encontram matematicamente na luta pela Taça, sendo que no sábado já se começarão a delinear os principais candidatos a erguer o troféu, com clara vantagem para João Paulo Silva. Além de Silva e Torres existem outros 2 nomes que já somam uma boa maquia de pontos e podem ser nomes a ter muito em conta: Luís López (Club Ciclista Padronés Cortizo), com 105 pontos e Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team), com 100 pontos. Joan Gamundi (Club Ciclista Padronés Cortizo) tem 115 pontos na classificação, no entanto tal como Torres não estará presente, este fim-de-semana.

Taça de Portugal de Esperanças
João Paulo Silva (Óbidos Cycling Team) é o atual líder do certame, com os mesmos 140 pontos de Marc Torres.
Foto: João Fonseca Photographer / UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

21.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves: Tudo o que precisas de saber sobre o percurso!

A 3.ª prova da Taça de Portugal de Esperanças contará com 110,5 quilómetros, terá um percurso bastante sinuoso com 2 subidas ao Sameiro (via Bom Jesus do Monte) como o grande aperitivo da prova.

Percurso da última edição do Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, este ano a prova contará, sensivelmente, com mais 13 quilómetros, no entanto a dupla ascensão ao Sameiro mantém-se.

A corrida não irá ter grandes metros planos, e a primeira subida ao Sameiro, ao quilómetro 39,1, promete logo agitar as águas e deverá ser o local onde o pelotão se irá reduzir num pequeno grupo que disputará a prova. Até à segunda passagem pelo Sameiro o pelotão irá passar pelo chamado terreno de rompe-pernas, o que não facilitará a recolocação das unidades que ficaram para trás durante a subida, sendo que se espera que a segunda ascensão ao Sameiro, que terá sensivelmente 5 quilómetros a 6,5% de pendente média, faça as diferenças finais entre os mais fortes do dia.

Perfil de Strava da subida ao Sameiro (via Bom Jesus do Monte).

Até ao final os ciclistas voltam a enfrentar o terreno de rompe-pernas, sendo que a chegada a Palmeira será efetuada em ligeira subida, com a Igreja de Palmeira como pano de fundo. Outro dos pontos de interesse serão as várias passagens por estradas com empedrado que poderão causar, ainda, mais dificuldades aos ciclistas.

Os últimos 2 quilómetros do Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves.

32.ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes: Tudo o que precisas de saber sobre o percurso!

Este ano caberá a São João de Ver albergar a final da Taça de Portugal de Esperanças, com a tradicional Volta às Terras de Santa Maria. A prova contará com 117,2 quilómetros, com a subida ao Castelo de Santa Maria da Feira a ser o ponto alto da corrida, no entanto não haverá mais nenhuma dificuldade orográfica de grande vulto. A corrida irá passar em quase todo o concelho de Santa Maria da Feira, antes de entrar no circuito final, em São João de Ver.

Percurso da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes.

Este ano, a prova terá a meta situada ao lado do Pavilhão Municipal de São João de Ver, algo que não aconteceu na edição transata, e irá contar com 7 passagens por esse ponto, sendo a sétima passagem a que coroará o vencedor da prova e, também, o da edição deste ano da Taça. Antes disso, o pelotão irá transpor cerca de 64 quilómetros onde se encontrarão os 2 únicos Prémios de Montanha do dia, no Alto dos 17 (via Caldas de São Jorge – com cerca de 4 quilómetros a 4% de pendente média) e na subida ao Castelo de Santa Maria da Feira (cerca de 1 quilómetro a 7,5% de pendente média), ambos de 3.ª Categoria. A subida ao Castelo promete um bom espetáculo e será aí que o pelotão se irá começar a partir em vários pequenos grupos.

Perfil de Strava da subida ao Alto dos 17 (via Caldas de São Jorge).
Perfil de Strava da subida ao Castelo de Santa Maria da Feira.

Após essas dificuldades também existirão algumas rampas complicadas no decurso do circuito final que poderão ajudar, ainda mais, a selecionar os favoritos à vitória. Espera-se que chegue um grupo restrito à linha de meta para a discussão da vitória, tal como nas edições transatas.

Os últimos quilómetros da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes.

Os nomes a ter em conta para a disputa das provas!

Com todos estes ingredientes juntos as provas prometem dar um bom espetáculo, e é esperado que os melhores Sub-23 da temporada estejam em grande plano, bem como os nomes que estão na dianteira da Taça. Assim sendo, e tendo em conta a lista de pré-inscritos e as características das provas, os nomes a quem poderá ser atribuído maior favoritismo são: Manuel Rodríguez, Samuel Flórez, Alejandro Paz e Marc Cabedo (Club Ciclista Padronés Cortizo); Mateo Kalejmann (CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes, Lda); João Paulo Silva, Mark Kryuchkov e Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team). Num segundo lote de favoritos, e que poderão surpreender, encontram-se os nomes de: Iván Belmonte (High Level – Gsport); Guilherme Mesquita (Maia / Earth Consulters); Cláudio Leal (Porminho Team Sub-23); Rafael Soares (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol / Bolflex) e Adrián Garbajosa e Raúl Casalderrey (Supermercados Froiz).

Quem irá triunfar na Taça de Portugal de Esperanças?
Foto: João Fonseca Photographer / UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

No campo dos juniores será muito difícil alguém lutar pelas vitórias à geral, no entanto existem alguns atletas que poderão imiscuir-se na luta, sendo que estes são alguns dos ciclistas que podem surpreender: André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves); Guilherme Lino (Landeiro | KTM | Matias&Araújo); Rafael Durães (Paredes / Fortunna); Davi Alves (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol / Bolflex) e João Silva (Tensai / Sambiental / Santa Marta).

A Portuguese Cycling Magazine estará, no terreno, a acompanhar a 32.ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes e a viver as emoções da corrida. Estejam atentos ao nosso Instagram, no domingo, para um dia recheado de conteúdo!

Foto de Capa: João Fonseca Photographer / UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *