Perante o atual cenário de pandemia causado pelo vírus SARS-CoV-2, há uma grande quantidade de nossos leitores que já estão confinados a sua casa e, nas próximas semanas e meses, esse número irá certamente aumentar. Por isso, a nossa rubrica “Cultura Ciclismo” oferecerá esta semana algumas sugestões de filmes de ciclismo que poderás aproveitar este período para ver.
É este o maior clássico do cinema ciclístico e por bons motivos. Com a edição de 1976 do Paris-Roubaix como pano de fundo, este documentário leva-nos numa viagem por tudo o que faz esta prova tão especial.
Após o abandono do seu líder Mertens, Marc Demeyer foi o vencedor surpresa de uma edição sem chuva em que Eddy Merckx fez a sua penúltima aparição e esteve entre as estrelas que discutiram o triunfo. Para o belga da equipa Flandria, foi o triunfo maior de uma boa carreira, que contou também com etapas conquistadas no Tour e no Giro.
Desde a análise de corrida à vivência dos espectadores, todos os pontos deste domingo infernal passam pelo ecrã numa obra fluída e extremamente bem realizada que nos relembra a todos o porquê das clássicas do norte tanto nos apaixonarem.
Podes encontrar o filme no Youtube no vídeo abaixo.