Estrada, Internacional, Nacional, Portugueses pelo Mundo

Portugueses pelo Mundo em 2024

Portugueses pelo Mundo em 2024

O ano de 2023 foi particularmente saboroso, pois trouxe 20 vitórias de ciclistas profissionais (em corridas UCI) para Portugal, 14 delas alcançadas no estrangeiro – com especial destaque para Rui Costa (5), Iúri Leitão (3), António Morgado (2) e Rúben Guerreiro (2). A nova temporada já começou e Portugal volta a ter grandes ambições nas corridas internacionais, com muitos e bons ciclistas, no masculino e feminino, a representarem equipas estrangeiras e deixar tudo nas estradas por onde passarem. Será que conseguimos subir a contagem este ano?

Os portugueses terão este ano o mesmo número de atletas no escalão World Tour para seguir e apoiar, com João Almeida, Rui Costa (numa nova equipa), Nélson Oliveira, Rúben Guerreiro e os gémeos Oliveira a levar a bandeira em cada quilómetro pedalado por esse mundo fora. A novidade nas WorldTeams é António Morgado que aos 19 anos se torna o português mais jovem a ingressar no escalão máximo, e logo pela mão da UAE Team Emirates. O “bigode voador” já causou impacto, com boas exibições na Volta ao Algarve, e possivelmente não ficarão por aqui as alegrias que dará aos adeptos portugueses ainda esta temporada.

Iúri Leitão, que em 2023 rubricou a sua melhor temporada da carreira, na estrada e na pista, será o único representante português nas ProTeams. Nas equipas Continentais a representação portuguesa rejuvenesce, verificando-se apenas uma boa nova: a integração do jovem Tiago Santos, de 18 anos, na equipa continental da estrutura Q36.5, projecto com a assinatura de Vincenzo Nibali. De registar as bicicletas penduradas de André Cardoso, Márcio Barbosa e Pedro Paulinho, que saem da Victoria Sports Pro Cycling Team, onde apenas se mantém o vimaranense José Mendes.

No feminino, o apertar das regras para inscrições de equipas femininas em Espanha alterou bruscamente as perspectivas das atletas portuguesas para o presente ano. Assim, e com um ano sabático de Maria ‘Tata’ Martins, que em exclusivo à Portuguese Cycling Magazine reconhece que “o ano passado não esteve bem na estrada nem na pista” e que esta temporada se vai “dedicar 100% à pista com especial atenção aos Jogos Olímpicos de Paris“, apenas Daniela Campos e Vera Vilaça se mantêm no escalão continental, sendo o contingente feminino completo com quatro muito jovens atletas em equipas de clube.

Para além destes, estarão também muitos(!) portugueses, principalmente no escalão Sub-23 e Júnior, mas também no pelotão amador espanhol. Ao todo, um total de 30 atletas a representar as cores de Portugal e que também nos levarão na roda quando partirem para a estrada e colocarem os respectivos dorsais.

Navega pelas páginas e descobre quem são os ciclistas portugueses que estarão a representar Portugal pelo Mundo em estradas internacionais, nos vários escalões e também no feminino:

Página 2: Ciclistas Portugueses Sub-23, Júniores & Amadores

Página 3: Ciclistas Portugueses Continental Feminino

Página 4: Ciclistas Portugueses ProTeams & Continental Masculino

Página 5: Ciclistas Portugueses WorldTeams

Written by - - 1109 Views

Páginas: 1 2 3 4 5

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *