Categories Estrada Internacional

Tour de France 2021: Pogačar continua a reinar, com um novo príncipe no pódio

Ben O’Connor inspirou-se na exibição de Tadej Pogačar e levou a vitória no último dia da primeira semana de Tour. O australiano deixou o seu último companheiro de fuga, Sergio Higuita, para trás a cerca de 17 quilómetros da meta e, a partir daí, subiu mais rápido que toda a gente, deixando o segundo classificado da etapa, Mattia Cattaneo, a mais de 5 minutos. Sonny Colbrelli fechou o pódio, num dia em que se aproximou muito do ainda líder da classificação dos pontos, Mark Cavendish.

Ao contrário do que se tem passado, a etapa de hoje foi mais tranquila, com um grupo com mais de 40 corredores a formar-se no início do dia. Os escapados disputaram acesamente as contagens de montanha, com Nairo Quintana a destacar-se e a assumir a liderança dessa classificação, e o único sprint intermédio do dia, onde o já referido Sonny Colbrelli bateu Michael Matthews. O grupo foi-se reduzindo progressivamente, chegando ao sopé da última subida com apenas três corredores: o vencedor Ben O’Connor e os colombianos Sergio Higuita e Nairo Quintana. A partir daí, o homem da AG2R deu show e apresentou a sua candidatura ao pódio final do Tour.

Quanto aos homens da geral, Pogačar foi novamente o mais forte, ganhando mais meio minuto a Richard Carapaz, Jonas Vingegaard, Enric Mas e Rigoberto Uran. Wilco Kelderman chegou 15 segundos depois, com David Gaudu, Alexey Lutsenko e Pello Bilbao a perderem mais de um minuto para os seus rivais na luta pelo pódio. Assim sendo, na classificação geral, O’Connor encontra-se a 2 minutos de Pogi, com todos os outros, liderados por Uran, a estarem a mais de 5 minutos do esloveno.

Rui Costa foi o último homem de apoio do camisola amarela, mostrando que continua em excelente forma. Rúben Guerreiro esteve na fuga do dia e fechou em 13º.