Diabetes. Uma palavra cada vez mais familiar na sociedade do século XXI. Uma condição metabólica crónica que se traduz no aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, quer pela incapacidade do nosso organismo (mais precisamente o pâncreas) produzir insulina por si mesmo (diabetes tipo 1), quer pela resistência que as células do nosso corpo adquirem à insulina (diabetes tipo 2). Com esta impossibilidade, as nossas células são incapazes de receber o combustível para a produção de energia.
Estima-se que, atualmente, mais de 500 milhões de pessoas vivam com esta condição em todo o mundo. Entre estas, faz parte um grupo de 18 rapazes unidos por uma paixão, por um talento, e por uma missão: educar, capacitar e inspirar todas as pessoas que vivem com diabetes a perseguirem os seus sonhos. Estes são os ciclistas da Team Novo Nordisk, a primeira equipa profissional de ciclismo em que todos os seus elementos vivem com diabetes.
Um desses rapazes é Logan Phippen. Com uma vida ligada ao desporto, foi apenas em 2016 que Logan foi diagnosticado com diabetes tipo 1, semanas depois de cumprir 24 anos. Sem desanimar, quis provar a si e ao mundo que é possível cumprir um sonho, mesmo quando tudo o pareça impedir.
À margem da estreia em Portugal do documentário “Ride for Your L1fe”, que acompanha o dia-a-dia da Team Novo Nordisk durante a temporada de 2021, estivemos à conversa com o Logan sobre os receios do diagnóstico, os desafios de ser ciclista profissional com diabetes, o seu papel como embaixador desta causa… e também sobre o ciclismo português. Uma entrevista que tem tanto de imperdível como de inspiradora.
Página 2 – Dos tempos de juventude ao diagnóstico
Página 3 – Diabetes e ciclismo de alto rendimento: é possível conviver com os dois
Página 4 – O uso de monitorizadores de glicose em corrida: a voz da experiência
Página 5 – Os objetivos e sonhos de Logan Phippen
Página 6 – A missão da Team Novo Nordisk
Página 7 – O conhecimento de Logan sobre o ciclismo português