João Paulo Silva, ciclista natural de Gondomar, tem 20 anos de idade e sagrou-se, no último domingo, o mais recente vencedor da prova rainha do escalão sub-23: a Volta a Portugal do Futuro. O atleta da Kelly / Simoldes / UDO superiorizou-se à dupla do Supermercados Froiz, Vicente Rojas e Daniel Jiménez. Após a última etapa da prova, João, falou-nos um pouco do seu caminho no ciclismo até esta vitória. Sabe tudo em mais uma PCM Entrevista!
A aventura na Escribano Sports Team
Após ter sido um dos melhores juniores do pelotão nacional, sendo o campeão nacional de estrada em 2020, Silva abraçou uma mudança de país no seu salto para o escalão sub-23. O gondomarense assinaria pela equipa espanhola da Escribano Sports Team, onde esteve 2 temporadas, no entanto a aventura acabaria por não correr como João desejava. A única vitória com as cores da equipa espanhola deu-se na 1.ª Clássica Ribeiro da Silva, em 2021.
Poucas coisas uma pessoa se deve arrepender na vida, temos de procurar sempre algo de positivo em qualquer coisa que façamos, e este foi um dos casos. Posso dizer que mesmo assim ganhei experiência num pelotão e ares diferentes. Foi positivo, porque cresci como corredor e como pessoa.
João Paulo Silva
De referir que João Paulo Silva fez algumas provas pela Fortunna / Maia durante a temporada de 2022 e que foi, ainda, o 5.º no campeonato nacional de estrada sub-23 nessa mesma temporada.
A aposta na Kelly / Simoldes / UDO no regresso a Portugal
Para a temporada de 2023, João Paulo, voltou a Portugal para continuar a sua carreira de ciclista. Acabaria por assinar pela Kelly / Simoldes / UDO, uma estrutura habituada a formar jovens. João falou-nos da estrutura e o que significa para ele estar nesta equipa.
A estrutura tem um passado muito forte, quer com corredores jovens, quer com corredores veteranos nas mais variadas provas do calendário nacional. A equipa tem nome no ciclismo nacional e sempre me ajudou muito nesta temporada. Basta estar numa estrutura com nome que nos dá logo outra crença e muita força.
João Paulo Silva
A vivência do último dia da Volta a Portugal do Futuro
A temporada do gondomarense tem sido em crescendo, culminando com esta vitória. Silva, foi um dos ciclistas mais regulares nesta edição da Volta a Portugal do Futuro e triunfou na prova rainha do escalão sub-23. A vitória começou a desenhar-se na primeira etapa, quando João Paulo conseguiu imiscuir-se num grupo de atacantes que perto do final escapou-se do pelotão, ganhando algum tempo aos restantes favoritos à vitória final da prova, sendo que na etapa de São Macário, local onde envergou a camisola amarela, foi, também, um dos melhores no dia. João contou-nos as emoções da última etapa, um dia que acabaria por ser de consagração e que ficará para sempre marcado na sua memória.
Na última etapa já vinha há uns quilómetros a perceber que estava mais controlada a amarela e por isso cheguei à meta mais relaxado, porque já tinha na cabeça que ia vencer!
João Paulo Silva
Fotos de capa: Igor Martins / Podium Events