Entrevistas, Nacional

PCM Entrevista: João Paulo Silva, o vencedor da Volta a Portugal do Futuro

PCM Entrevista: João Paulo Silva, o vencedor da Volta a Portugal do Futuro

João Paulo Silva, ciclista natural de Gondomar, tem 20 anos de idade e sagrou-se, no último domingo, o mais recente vencedor da prova rainha do escalão sub-23: a Volta a Portugal do Futuro. O atleta da Kelly / Simoldes / UDO superiorizou-se à dupla do Supermercados Froiz, Vicente Rojas e Daniel Jiménez. Após a última etapa da prova, João, falou-nos um pouco do seu caminho no ciclismo até esta vitória. Sabe tudo em mais uma PCM Entrevista!

A aventura na Escribano Sports Team

Após ter sido um dos melhores juniores do pelotão nacional, sendo o campeão nacional de estrada em 2020, Silva abraçou uma mudança de país no seu salto para o escalão sub-23. O gondomarense assinaria pela equipa espanhola da Escribano Sports Team, onde esteve 2 temporadas, no entanto a aventura acabaria por não correr como João desejava. A única vitória com as cores da equipa espanhola deu-se na 1.ª Clássica Ribeiro da Silva, em 2021.

O triunfo de João Paulo na Clássica Ribeiro da Silva, em 2021.
Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Poucas coisas uma pessoa se deve arrepender na vida, temos de procurar sempre algo de positivo em qualquer coisa que façamos, e este foi um dos casos. Posso dizer que mesmo assim ganhei experiência num pelotão e ares diferentes. Foi positivo, porque cresci como corredor e como pessoa.

João Paulo Silva

De referir que João Paulo Silva fez algumas provas pela Fortunna / Maia durante a temporada de 2022 e que foi, ainda, o 5.º no campeonato nacional de estrada sub-23 nessa mesma temporada.

A aposta na Kelly / Simoldes / UDO no regresso a Portugal

Para a temporada de 2023, João Paulo, voltou a Portugal para continuar a sua carreira de ciclista. Acabaria por assinar pela Kelly / Simoldes / UDO, uma estrutura habituada a formar jovens. João falou-nos da estrutura e o que significa para ele estar nesta equipa.

A estrutura tem um passado muito forte, quer com corredores jovens, quer com corredores veteranos nas mais variadas provas do calendário nacional. A equipa tem nome no ciclismo nacional e sempre me ajudou muito nesta temporada. Basta estar numa estrutura com nome que nos dá logo outra crença e muita força.

João Paulo Silva
João Paulo, à esquerda na foto, com a restante equipa da Kelly / Simoldes / UDO à partida para a Prova de Abertura.
Foto: João Fonseca Photographer / UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

A vivência do último dia da Volta a Portugal do Futuro

A temporada do gondomarense tem sido em crescendo, culminando com esta vitória. Silva, foi um dos ciclistas mais regulares nesta edição da Volta a Portugal do Futuro e triunfou na prova rainha do escalão sub-23. A vitória começou a desenhar-se na primeira etapa, quando João Paulo conseguiu imiscuir-se num grupo de atacantes que perto do final escapou-se do pelotão, ganhando algum tempo aos restantes favoritos à vitória final da prova, sendo que na etapa de São Macário, local onde envergou a camisola amarela, foi, também, um dos melhores no dia. João contou-nos as emoções da última etapa, um dia que acabaria por ser de consagração e que ficará para sempre marcado na sua memória.

Na última etapa já vinha há uns quilómetros a perceber que estava mais controlada a amarela e por isso cheguei à meta mais relaxado, porque já tinha na cabeça que ia vencer!

João Paulo Silva
João, ao centro da foto, na chegada à Águeda celebrando o seu triunfo com a equipa.
Foto: Igor Martins / Podium Events

Fotos de capa: Igor Martins / Podium Events

Written by - - 621 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *