Entusiasmo
“Nos últimos dias, senti um grande desejo de correr e de me divertir. Mal posso esperar para começar!”
Pogačar antes da Strade Bianche 2024 (à Gazzetta dello Sport)
Tadej Pogačar tem um grande envolvimento emocional com o ciclismo, que se traduz numa verdadeira obsessão pela bicicleta: mesmo fora de época, são raros os dias em que não vai com ela para a estrada, percorrendo as inclinações do Mónaco, seu local de residência, e batendo KOMs no Strava.
Assim, cada corrida é vista por Pogačar como uma oportunidade para se divertir e claro, ganhar, o que desde logo motiva os seus companheiros de equipa. Para ele, não há maior diversão do que os momentos que precedem a vitória, o que o leva a confessar que “as minhas vitórias ao sprint são mais dramáticas e excitantes”.
Esta abordagem ao ciclismo resulta numa disposição brincalhona, evidente nos vários aspetos das suas interações com a comunidade de ciclismo, que o tornam adorado pelos fãs. Basta ver os sorrisos e os high fives que deu, inclusive para os fotógrafos que o aguardavam na última curva da Via Santa Caterina, a caminho de mais uma impressionante vitória, desta vez após 80 quilómetros a solo, na Strade Bianche 2024.
Mais do que pensar nas corridas e nas vitórias, Pogačar mostra-se grato pelas oportunidades que o ciclismo lhe dá, não só para ganhar a vida mas também nas coisas do dia-a-dia, como os treinos com amigos e as paragens para tomar café e comer bolo.