Estrada, Internacional, Opinião

Mentalidade de Campeão: Tadej Pogačar em 6 Qualidades

Mentalidade de Campeão: Tadej Pogačar em 6 Qualidades

Resiliência

“Os ciclistas de maior sucesso são aqueles que conseguem afastar a dor.”

Pogačar (ao RSNG)

A resiliência é talvez o atributo principal de um ciclista, porque ao contrário da realidade dos outros desportistas, a maioria do tempo em cima da bicicleta é passado no desconforto. Por essa razão, os ciclistas têm de conhecer os seus limites e ter capacidade para geri-los, afastando a dor para se aproximarem do sucesso.

A capacidade de Tadej Pogačar superar a dor, através da sua grande resiliência mental, diferencia-o dos demais ciclistas, resiliência essa que começa na aceitação de que está a sofrer e no reconhecimento de que esses momentos trazem uma aprendizagem valiosa. Foi assim no seu “pior dia em cima da bicicleta”, o KO perante Jonas Vingegaard no Col de la Loze, no Tour de France que admite ter marcado o seu ritual de passagem para a idade adulta do ciclismo.

No sofrimento, desenvolve-se também a capacidade de adaptação. Pogačar passou por esse processo na Il Lombardia 2023, onde atacou como de costume, distanciou-se como de costume, mas sofreu inesperadamente cãibras. “Baixei a potência e foquei-me em ser o mais aerodinâmico possível, para me poupar para o final”, e com a ajuda de uma bebida de pepino, sal e vinagre, conseguiu sofrer até à meta, vencendo ‘A Clássica das Folhas Caídas’ pela terceira vez.

Foto: Getty Images
Written by - - 744 Views

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *