Categories Estrada Internacional

Liège-Bastogne-Liège: A Estrelinha de Pogastar

A 107ª edição daquela que é conhecida como a corrida de ciclismo mais antiga do mundo lançou-se ma mítica subida de La Redoute, onde a INEOS Grenadiers impôs um ritmo infernal para fazer a primeira grande seleção do pelotão.

A força do Império não se resignou e depois de um ataque de Adam Yates, Richard Carapaz manteve-se na frente e entrou em Roche-aux-Faucons isolado. Mas o ciclista equatoriano não aguentou o elevado ritmo e ao ataque de Michael Woods (Israel-Start Up Nation) juntaram-se Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), Alejandro Valverde (Movistar Team), Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) e David Gaudu (Groupama-FDJ).

Primož Roglič (Team Jumbo-Visma) não conseguiu seguir o quinteto, que discutiu a vitória entre si. No sprint, Pogačar ultrapassou Alaphilippe e levantou os braços em Liège. Gaudu foi 3º e Valverde falhou o oitavo pódio em “La Doyenne”, que lhe permitiria superar o registo do lendário Eddy Merckx.

Ao vencer o primeiro monumento da carreira, Pogačar reforça o seu estatuto de estrela da modalidade. Mas ninguém vence sozinho e tanto João Almeida como Rui Costa estiveram atentos às movimentações e foram imprescindíveis no trabalho para os respetivos líderes, que terminaram no pódio.

Foto de capa: Guliverimage