Nunca voltes ao lugar,
Onde já foste feliz,
Por muito que o coração diga,
Não faças o que ele diz.
Assim canta Rui Veloso a letra assinada por Carlos Tê em “As Regras da Sensatez”, mas João Almeida tem feito precisamente ao contrário ao longo destes anos de carreira. Depois de conseguir o tão desejado pódio no Giro o português está de regresso à Volta à Polónia, corrida onde obteve a sua primeira grande vitória internacional, no ano de 2021. Com um estatuto diferente daquele ano, o português é um dos candidatos à conquista da prova polaca, onde também estará Ruben Guerreiro pela Movistar.
Depois de um estágio de altitude de 3 semanas em Andorra, com vista à Vuelta, acompanhado também pelos Gémeos Oliveira, João Almeida começa hoje a sua prestação na Volta à Polónia.
Em 2021, João Almeida não só ganhou a classificação geral como também 2 etapas, este ano a realidade da prova é consideravelmente diferente ao ano em que João Almeida monopolizou a prova de 1 semana, este ano a prova decorre mais no Sul do país, mas ainda assim com condições favoráveis ao português que têm boas expectativas em relação à prova deste ano.
Como recordar é viver, aqui fica vídeo publicado no Youtube da Volta a Polónia, após a vitória de João Almeida em 2021.
Numa prova marcada por algumas etapas acidentadas, mas com o ponto fulcral a ser o contrarrelógio do penúltimo dia, o terceiro classificado do Giro de 2023 volta à competição onde encontrará um dos adversários da Vuelta, Geraint Thomas ( e também do Giro) , e ainda outros nomes importantes como Thymen Arensman, Lennard Kamna ou o campeão do mundo de contrarrelógio Tobias Foss. Será que o Português conseguirá levar a melhor?
Falamos com João Almeida sobre este regresso à competição nesta corrida especial para a carreira do português e de todos os adeptos nacionais.
Como viveste todas as reações e momentos após o pódio no Giro?
De forma normal! Muito agradecido a todos os portugueses pelo apoio.
Como está a tua forma física ? O que podemos esperar de ti nesta Volta à Polónia?
Venho a esta Volta à Polónia para encontrar sensações e ver como está a forma depois de um bom período de descanso e treino. Irei dia-a-dia.
Venceste a Volta à Polónia em 2021. Em retrospetiva, como olhas para essa vitória?
Foi a minha primeira grande Vitória como profissional e foi muito bom, depois de a perseguir a algum tempo!
Para este ano, qual é a motivação de ter ao lado uma equipa com tanta qualidade?
Temos uma equipa bastante boa e podemos jogar com várias cartas para tentar ganhar etapas e a corrida em si!
Será um longo mês de provas para ti. Alguma mensagem para os portugueses que certamente te vão apoiar?
Uma mensagem de agradecimento como sempre. Darei o meu melhor.
Será importante a Almeida mostrar a sua forma antes da Vuelta a España e ganhar rodagem também para os Mundiais. Almeida sai de Cracóvia no dia 4 de agosto para estar, a 6, a correr a prova de estrada em Glasgow. Depois, a dia 11, arranca no contrarrelógio individual dos Campeonatos do Mundo.
No Comment