Entrevistas, Estrada

João Almeida regressa onde já foi feliz: Volta à Polónia

João Almeida regressa onde já foi feliz: Volta à Polónia

Nunca voltes ao lugar,

Onde já foste feliz,

Por muito que o coração diga,

Não faças o que ele diz.

Assim canta Rui Veloso a letra assinada por Carlos Tê em “As Regras da Sensatez”, mas João Almeida tem feito precisamente ao contrário ao longo destes anos de carreira. Depois de conseguir o tão desejado pódio no Giro o português está de regresso à Volta à Polónia, corrida onde obteve a sua primeira grande vitória internacional, no ano de 2021. Com um estatuto diferente daquele ano, o português é um dos candidatos à conquista da prova polaca, onde também estará Ruben Guerreiro pela Movistar.

Depois de um estágio de altitude de 3 semanas em Andorra, com vista à Vuelta, acompanhado também pelos Gémeos Oliveira, João Almeida começa hoje a sua prestação na Volta à Polónia.

Fonte: Instagram do Atleta Rui Oliveira.

Em 2021, João Almeida não só ganhou a classificação geral como também 2 etapas, este ano a realidade da prova é consideravelmente diferente ao ano em que João Almeida monopolizou a prova de 1 semana, este ano a prova decorre mais no Sul do país, mas ainda assim com condições favoráveis ao português que têm boas expectativas em relação à prova deste ano.

Como recordar é viver, aqui fica vídeo publicado no Youtube da Volta a Polónia, após a vitória de João Almeida em 2021.

Numa prova marcada por algumas etapas acidentadas, mas com o ponto fulcral a ser o contrarrelógio do penúltimo dia, o terceiro classificado do Giro de 2023 volta à competição onde encontrará um dos adversários da Vuelta, Geraint Thomas ( e também do Giro) , e ainda outros nomes importantes como Thymen Arensman, Lennard Kamna ou o campeão do mundo de contrarrelógio Tobias Foss. Será que o Português conseguirá levar a melhor?

Falamos com João Almeida sobre este regresso à competição nesta corrida especial para a carreira do português e de todos os adeptos nacionais.

Como viveste todas as reações e momentos após o pódio no Giro?

De forma normal! Muito agradecido a todos os portugueses pelo apoio.

Como está a tua forma física ? O que podemos esperar de ti nesta Volta à Polónia?

Venho a esta Volta à Polónia para encontrar sensações e ver como está a forma depois de um bom período de descanso e treino. Irei dia-a-dia.

Venceste a Volta à Polónia em 2021. Em retrospetiva, como olhas para essa vitória?

Foi a minha primeira grande Vitória como profissional e foi muito bom, depois de a perseguir a algum tempo!

Para este ano, qual é a motivação de ter ao lado uma equipa com tanta qualidade?

Temos uma equipa bastante boa e podemos jogar com várias cartas para tentar ganhar etapas e a corrida em si!

Será um longo mês de provas para ti. Alguma mensagem para os portugueses que certamente te vão apoiar?

Uma mensagem de agradecimento como sempre. Darei o meu melhor.


Será importante a Almeida mostrar a sua forma antes da Vuelta a España e ganhar rodagem também para os Mundiais. Almeida sai de Cracóvia no dia 4 de agosto para estar, a 6, a correr a prova de estrada em Glasgow. Depois, a dia 11, arranca no contrarrelógio individual dos Campeonatos do Mundo.

Written by - - 951 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *