Estrada, Internacional

João Almeida escorrega em dia olímpico!

João Almeida escorrega em dia olímpico!

A penúltima etapa da Volta à Catalunha trouxe, infelizmente para nós portugueses, uma reviravolta na classificação geral. Num dia em que a chuva fez uma visita à Catalunha, os primeiros quilómetros da etapa foram bastante animados com ataques e contra ataques. Mas foram as mexidas de Carapaz, Plapp, Higuita, Quintana, entre outros, na ascensão ao Coll de les Llebres, que ditaram o destino da corrida. Os primeiros três conseguiram uma vantagem importante relativamente aos restantes fugitivos e ao pelotão, e, já sem a companhia de Plapp, Carapaz e Higuita uniram esforços com o objetivo de destronar João Almeida do trono da Volta à Catalunha.

A UAE trabalhou no pelotão para tentar anular a fuga dos dois sul-americanos sem sucesso, e na descida da última contagem de montanha de 2ª categoria, o pelotão voltou a partir-se, com Ayuso a ganhar uma ligeira vantagem, assim como Quintana, que vinha inserido num grupo com mais meia-dúzia de elementos. Após um excelente trabalho de Rui Costa no pelotão, as intenções deste grupo intermédio foram anuladas, no entanto a vitória na etapa viria mesmo a ser discutida pelo duo da frente. Num sprint bastante disputado na cidade de Cambrils, foi Carapaz o herói do dia. O pelotão, onde vinha inserido João Almeida (19º na etapa), cortou a linha de meta a 48 segundos do vencedor da etapa, encabeçado por Kaden Groves. Assim, é Higuita que passa a envergar a camisola de líder nesta Volta à Catalunha, com Carapaz a ascender ao segundo lugar, a 16 segundos do colombiano, e João Almeida desce ao lugar mais baixo do pódio, a 52 segundos.

A última etapa realiza-se amanhã, com 138 quilómetros percorridos na cidade de Barcelona, que irá levar os ciclistas a passar seis vezes pelo famoso circuito de Montjuic. Perspetiva-se uma etapa bastante animada, no seguimento do que se tem vivido nos últimos dois dias, e, quem sabe, não veremos mais uma reviravolta, decisiva, na tabela final da corrida catalã.

Written by - - 301 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *