Categories Estrada Internacional

Jesus Herrada vence em Laguna Negra! Sepp Kuss mantém a vermelha

Os ciclistas alinharam em Lerma para uma tirada de 163.5 quilómetros com vista a La Laguna Negra, onde a fuga prevaleceu e Jesus Herrada (Cofidis) carimbou a primeira vitória espanhola nesta Vuelta. Para a classificação geral o dia foi bastante calmo, com ataques apenas nos últimos 2 quilómetros mas que não vingaram, não havendo assim alterações na classificação geral, continuando Sepp Kuss ( Jumbo- Visma) a envergar a camisola vermelha.

A partida simbólica trouxe consigo logo um azar para a UAE Team Emirates, Juan Ayuso envolvido numa queda, que rapidamente se levantou e meteu pernas ao caminho.

As primeiras movimentações deram-se ao quilómetro 10 mas sem sucesso, sendo que Sean Quinn (EF Education-EasyPost) foi rapidamente apanhado pelo pelotao.

Um grupo de 6 unidades conseguiu alguma diferença para o pelotão, vários ataques se seguiram na frente do pelotão. O mote para a fuga estava dado, a fuga do dia foi completada a faltarem 100 quilometro para a meta, com um total de 26 unidades.

A equipas na luta pela geral não marcaram posição na fuga, sendo que a Jumbo-Visma controlou a corrida durante maior parte do tempo, deixando espaço de manobra para um vitoria no grupo da frente.

 A 25km para a meta comecarm as movitacoes na frente da corrida pelo corredor da Intermaché – Circus-Wanty, Julius Johansen, mas foi Paul Ourselin (Total Energies) a 10 quilómetros para a meta a  conseguir alguma distância do grupo principal. Foi Fillippo Ganna (INEOS Grenadiers) que comandou as forças no grupo 1, imponto um ritmo muito elevado que anularam os esforços do atleta da Total Energies a 4.6 km para a meta e reduzindo o grupo da frente.

A pendente continuava a subir, mas o desafio da etapa viria a 3 quilómetros para a meta, diversos ataques seguiram-se no grupo da frente composto por apenas 9 unidades. Jonathan Caicedo (EF Education-EasyPost) atacou a menos de 1 quilómetro seguido de perto por Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), mas a resposta e vitória veio de Jesus Herrada (Cofidis), que carimbou assim a primeira vitória espanhola na Vuelta deste ano.

Na subida final a equipa de Remco Evenepoel, Soudal-Quick-Step, posicionou-se na frente do pelotão, não dando muito espaço de manobra a possíveis ataques dos favoritos para a classificação geral, não obstante, o ataque veio do próprio Remco Evenepoel, mas sem sucesso, os favoritos chegaram todos à meta no mesmo tempo sem cortes, não perfazendo diferenças após a etapa. Sepp Kuss ( Jumbo – Visma) continua a envergar a camisola vermelha e o Top-10 mantêm inalterável após a etapa 11.