Categories Estrada Internacional

Jasper Philipsen: “hat-trick” para o melhor sprinter da atualidade!

Na etapa 7 do Tour de France, com início em Mont-de-Marsan e final em Bordeaux, o desfecho foi o mais previsível: chegada compacta ao sprint e com mais uma vitória para o incontestável melhor sprinter deste Tour e, provavelmente, o melhor sprinter da atualidade – Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck)! O belga foi, novamente, rei e senhor dos homens mais rápidos do pelotão e bateu Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) e Biniam Girmay (Intermarché – Circus – Wanty). Philipsen aproveitou muito bem a roda de Cav e venceu pela terceira vez neste Tour. O britânico foi segundo classificado e está cada vez mais perto de uma vitória.

A fuga do dia e o sprint intermédio

Ao quilómetro 169, eis a tentativa de 4 ciclistas conseguirem escapar, sendo que um deles era o português Nélson Oliveira (Movistar Team). O único que conseguiu aguentar sem ser logo apanhado foi o francês Simon Guglielmi (Team Arkéa Samsic), que andou muito tempo sozinho na frente da corrida.

O sprint intermédio, ao quilómetro 88, proporcionou um dos poucos momentos de destaque da etapa, com Girmay, Philipsen e Bryan Coquard (Cofidis) a disputarem o segundo lugar entre si – o primeiro já tinha ido para o francês da Arkéa – e com o ciclista da Eritreia a conseguir levar a melhor. Ainda assim, o Philipsen aumentou a sua vantagem para o segundo classificado, o francês Coquard.

Ao quilómetro 78, mais dois ciclistas franceses atacaram: Pierre Latour (TotalEnergies) e Nans Peters (AG2R Citroën Team). Pouco depois, juntaram-se ao grande escapado do dia, Guglielmi. Ao quilómetro 40, os dois franceses deixaram para trás o ciclista francês da Arkéa – que venceu o prémio de homem combativo desta etapa do Tour – e só foram apanhados a poucos quilómetros do fim da meta.

A Alpecin-Deceuninck tratou de fazer o seu trabalho, colocando Jasper Philipsen na melhor posição possível e o belga fez o seu trabalho, conseguindo mais uma vitória categórica para o seu palmarés!

As classificações

Pouco se alterou na etapa de hoje do Tour de France, sendo que Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) continua como líder na classificação geral, Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) também segue na liderança da juventude, Neilson Powless (EF Education – EasyPost) continua a ser o rei da montanha e Jasper Philipsen consolidou a sua liderança na camisola dos pontos.

Os ciclistas portugueses chegaram nas seguintes posições: Rui Costa em 70.º, integrado no pelotão, Nélson Oliveira em 102.º, com mais 57 segundos do que o vencedor, e Rúben Guerreiro em 107.º a 1 minuto e 32 segundos do primeiro lugar. Na geral, Costa (83.°) subiu 2 lugares, Oliveira (74.º) desceu 1 e Guerreiro subiu 1 (29.º).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *