Categories Internacional

Higuita leva a Catalunha

O tradicional circuito de Montjuïc foi palco da consagração de Sérgio Higuita na 101ª Volta à Catalunha.
Na última oportunidade para os principais candidatos à geral tentarem alterar o rumo dos acontecimentos na Volta à Catalunha, os poucos segundos que separavam Carapaz e Higuita (e mesmo as posições favoráveis do homens da UAE, João Almeida e Juan Ayuso) permitiam aos fãs de ciclismo salivar por uma corrida muito mexida. No entanto, não foi bem isso que puderam assistir, muito por “culpa” das características do circuito de Montjuïc, que não é duro o suficiente para que se façam grandes diferenças entre os principais favoritos.

Um grupo fugitivo com uma dezena de elementos comandou a corrida até à chegada ao centro de Barcelona, mas só Steven Kruijswijk e Quentin Pacher conseguiram sobreviver na frente às primeiras rampas do circuito final.
A cerca de 40 quilómetros da meta, a UAE assumiu a batuta do pelotão, imprimindo um ritmo forte para tentar selecionar o grupo, complementada quilómetros mais tarde pela Ineos. Na penúltima passagem pela parte mais dura do circuito, foi Richard Carapaz a abrir as hostilidades, como seria de esperar, mas a curta extensão das rampas de Montjuïc não permitiu que o ataque do campeão olímpico tivesse o sucesso desejado. Foi na volta seguinte, a derradeira do dia, e com a vitória da etapa em mente, que João Almeida mexeu na corrida, quebrando completamente o grupo dos favoritos.

Apesar de ter estado sempre muito ativo na descida que conduzia à meta, quer a responder a ataques, quer a atacar, a colocação do português nos últimos metros da etapa não foi a melhor, ficando impossibilitado de discutir a vitória. Esta foi mesmo para Andrea Bagioli, batendo ao sprint Attila Valter e Fernando Barceló. João Almeida terminou no 16º lugar, com o mesmo tempo do vencedor.


Na geral, ficou tudo na mesma: vitória de Sérgio Higuita (que arrecadou também a camisola da juventude e da montanha), com 16 segundos de vantagem sobre Richard Carapaz e 52 segundos sobre o português João Almeida. Para registo, fica mais um lugar no pódio do Pantera das Caldas numa prova por etapas do World Tour.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *