É já amanhã que sai para a estrada a 20ª edição do GP de Ciclismo de Mortágua – Pedro Silva, depois de um interregno de 2 anos devido à pandemia. O dia contará com 144 quilómetros, um circuito que será efetuado 3 vezes (48 quilómetros cada volta). A prova contará com a presença de 7 equipas Continentais UCI portuguesas, as 7 equipas de clube/sub-23 portuguesas e ainda a presença de 4 equipas de clube espanholas. A prova irá ser marcada pela homenagem a Pedro Silva, mentor do projeto da equipa Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados, e que nos deixou, precisamente, a 31 de julho de 2021.
Análise do percurso
No menu do dia iremos ter um percurso duro, quase sem um metro plano, com 3 passagens pela contagem de montanha de Felgueira (6,6 quilómetros) que promete ser o ponto alto da corrida e onde as decisões irão ser tomadas. A última passagem por Felgueira estará a menos de 10 quilómetros para a meta. A prova será propícia a ataques e é provável que uma fuga numerosa, com grande parte dos favoritos a levarem de vencida a prova a estarem presentes nessa fuga, consiga disputar a vitória. O calor também irá ser um dos fatores e será um bom teste para o que aí vem durante a Volta a Portugal.
Análise dos favoritos
A prova não irá contar com a presença das equipas da Atum General / Tavira / AP Maria Nova Hotel e da Radio Popular – Paredes – Boavista, esta última a mais recente vencedora da prova pela mão de Daniel Silva, em 2019. De Espanha teremos 4 equipas: Aluminios Cortizo, Drone Hopper – Gsport – Grupo Tormo, Lasal Cocinas – Louriña e Retelec – Team Cycling Galicia. As principais referências destas equipas para uma prova com este perfil são: Eric Fagundez (Aluminios Cortizo), Carlos Collazos (Drone Hopper – Gsport – Grupo Tormo) e Toby Tanfield (Retelec – Team Cycling Galicia).
Em relação aos grandes favoritos para esta prova o leque estará muito aberto e nomes como Venceslau Fernandes (ABTF Betão – Feirense), Joaquim Silva (EFAPEL Cyling), Tiago Leal (Kelly – Simoldes – UDO), João Medeiros (L.A. Alumínios / Credibom / MarcosCar) e António Barbio, Bruno Silva e Gonçalo Carvalho (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados) são alguns dos nomes que poderão estar na disputa da prova. Os dados estão lançados para este último teste antes da Volta a Portugal e onde se espera uma grande festa e um bom espetáculo para os amantes de ciclismo!