Categories Internacional

Giro d’Italia Donne: Juliette Labous rainha da montanha

Na única ocasião que as corredoras do Giro Donne enfrentaram uma chegada em alto foi também a primeira hipótese para a fuga triunfar, num dia que ficou também marcado pelo abandono de Marianne Vos que vai agora preparar os outros objetivos da época, nomeadamente o Tour de France Femmes.

O dia foi marcado por uma grande fuga, sem grande preocupação para a classificação geral, já que nenhuma das corredoras escapadas estava abaixo da barreira dos dez minutos para a liderança da geral. A corrida só começou realmente a aquecer com a chegada da subida final e a seleção ditou o destino mais lógico, atendendo aos nomes presentes na fuga, com Juliette Labous a impôr a sua força entre as escapadas, apesar da excelente exibição de Georgia Williams que só cerca de sete quilómetros foi descartada pelo francesa.

Daí em diante foi uma batalha entre Labous e o grupo das favoritas. A FDJ estava em superioridade numérica e Uttrup Ludwig colocou-se ao dispor da sua líder Marta Cavalli, mas o grupo foi mantendo sempre em torno das dez unidades e teve de ser mesmo a camisola rosa Annemiek Van Vleuten a abanar com a corrida com um primeiro ataque prontamente seguido por Mavi Garcia e Marta Cavalli. Depois sucedeu-se um jogo de cola e descola com o grupo das favoritas ora ganhar, ora a perder unidades, o que não incomodou a Labous. A corredora da DSM fez uma subida perfeita e manteve sempre uma vantagem a rondar os dois minutos e venceria a etapa confortavelmente.

Atrás a corrida só “desatou” no quilómetro final com Annemiek Van Vleuten a ganhar tempo a Mavi Garcia e Marta Cavalli, solidificando assim a sua liderança na geral.