Estrada, Internacional

Giro d’Italia, 13ª etapa: Rubio ganha à Almeida!

Giro d’Italia, 13ª etapa: Rubio ganha à Almeida!

Einer Rubio foi o ciclista mais forte na remodelada etapa 13 do Giro d’Italia, onde bateu o novo líder da montanha, Thibaut Pinot, e Jefferson Cepeda. O colombiano da Movistar Team assistiu durante toda a subida a uma luta feroz entre os seus dois companheiros de fuga – Derek Gee entrou na subida com o trio, mas não teve pernas para os seguir na fase final -, mantendo um ritmo constante que acabou por lhe permitir chegar aos metros finais mais fresco que Pinot e Cepeda. O francês e o equatoriano atacaram-se mutuamente diversas vezes e o ambiente no grupo era muito tenso, pelo que a frieza de Rubio acabou por ser decisiva.

A etapa, que inicialmente teria cerca de 200 quilómetros de distância, foi encurtada para apenas incluir os últimos 75. Com uma distância tão curta, o início foi bastante rápido e contou com diversas tentativas de fuga, uma delas incluindo Hugh Carthy (12º na classificação geral) e Jay Vine, que foi rapidamente neutralizada. No final da Croix de Coeur, o grupo da frente era composto por Pinot, Rubio, Cepeda, Gee, Valentin Paret-Peintre, Matthew Riccitello e Bruno Armirail. No pelotão, a equipa da INEOS Grenadiers não parecia interessada em endurecer muito a corrida, impondo apenas um ritmo que controlasse a diferença para Thibaut Pinot, que entrou na etapa a 4:48 da maglia rosa. Esta passividade do grupo dos favoritos manteve-se durante toda a corrida, com exceção de Carthy e Eddie Dunbar, que esboçaram ataques um pouco tímidos e que acabaram por não surtir grande feito. No final, João Almeida, Dunbar, o líder Geraint Thomas, Primož Roglič, Lennard Kämna e Damiano Caruso chegaram todos juntos, em mais um dia sem grande história na luta pela vitória final.

Relativamente às classificações secundárias, o abandono de Mads Pedersen escancarou as portas para Jonathan Milan vencer a maglia ciclamino, ao passo que, na luta pela classificação da montanha, Thibaut Pinot marcou 58 pontos e recuperou a maglia azurra. Na juventude, Almeida alargou um pouco a vantagem para Andreas Leknessund, tendo agora 20 segundos sobre o norueguês.


O Giro d’Italia na Portuguese Cycling Magazine é patrocinado por:

Representante oficial das seguintes marcas em Portugal 🇵🇹:

Written by - - 367 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *