Nico Denz (BORA – hansgrohe) foi o mais forte nesta etapa de 185 quilómetros entre Bra e Rivoli. O alemão bateu Sebastian Berwick (Israel – Premier Tech) e Toms Skujins (Trek – Segafredo) e tem aqui a maior vitória da sua carreira, até agora. João Almeida (UAE Team Emirates) chegou integrado no grupo dos homens da geral, em 40.º lugar, com o mesmo tempo dos restantes favoritos à conquista deste Giro e mantendo a sua camisola branca, como líder da juventude.
A formação da fuga
A fuga do dia foi rapidamente formada, sendo que chegou a ter quase 9 minutos de minutos de vantagem em relação ao pelotão. Na frente, pontificavam cerca de 30 elementos, entre eles: Davide Formolo (UAE Team Emirates), Sepp Kuss (Jumbo-Visma), Patrick Konrad (BORA – hansgrohe) ou Ilan Van Wilder (Soudal – Quick Step).
A luta pela Maglia Ciclamino
Além da formação da fuga, o grande interesse da primeira metade da etapa esteve no sprint intermédio, que foi ganho por Mads Pedersen (Trek – Segafredo) frente a Michael Matthews (Team Jayco Alula). Ambos estão numa luta intensa pela camisola dos pontos, mas Jonathan Milan (Bahrain-Victorious) continuará amanhã com ela.
A discussão da vitória na etapa
A 98 quilómetros do fim, destacaram-se os seguintes ciclistas:
- BATTISTELLA Samuele (Astana Qazaqstan Team)
- DENZ Nico (BORA – hansgrohe)
- BERWICK Sebastian (Israel – Premier Tech)
- SKUJIŅŠ Toms (Trek – Segafredo)
- TONELLI Alessandro (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè)
No final, ficaram 3 sobreviventes: Denz, Berwick e Skujins. O primeiro, apesar de parecer estar em “sofrimento” várias vezes, conseguiu aguentar muito bem os homens da Trek e da Israel e deu a primeira vitória da Bora, neste Giro.
Classificações
Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) conseguiu manter a sua liderança na geral, tal como todo o top’10 manteve o seu posto e todas as outras classificações mantém os mesmos líderes – relembrar que João Almeida é o líder da juventude e está em terceiro da geral individual. O grande vencedor do dia foi Patrick Konrad, que subiu ao 13.º posto da geral e ficou a 4 minutos e 15 segundos do primeiro classificado e com possibilidades de entrar futuramente no top’10.
O Giro d’Italia na Portuguese Cycling Magazine é patrocinado por:
Representante oficial das seguintes marcas em Portugal 🇵🇹: