Categories Internacional

Giro 2022: Em Potenza ganha Boom-man!

Koen Bouwman foi o grande vencedor da sétima etapa do Giro d’Italia, uma jornada muito acidentada, batendo Bauke Mollema e Davide Formolo. Juan Pedro López segura a liderança, num dia sem grandes mexidas na classificação geral.

A corrida começou caótica, com as primeiras duas horas a serem palco de uma intensa batalha pela presença na fuga. Num destes movimentos, o próprio Richard Carapaz chegou a estar destacado, acabando por ser apanhado poucos quilómetros depois. O grupo de escapados definitivo acabou por ser constituído por Davide Formolo, Davide Villella, Koen Bouwman, Tom Dumoulin, Wout Poels, Bauke Mollema e Diego Andrés Camargo.

Depois de se ter formado o grupo, a corrida acalmou e a Trek, equipa do líder, controlou as diferenças, de forma a permitir a López manter a maglia rosa e a Bauke Mollema estar na luta pela vitória de etapa. Nenhuma outra equipa mostrou interesse em endurecer a corrida, pelo que os homens da geral tiveram mais um dia relativamente tranquilo. Na frente, Koen Bouwman aproveitou para marcar muitos pontos e assegurar a liderança na classificação de montanha, uma luta em que Davide Formolo, companheiro de João Almeida, mostrou interesse em participar.

Na última contagem do dia, o ‘quarteto fantástico’ dos escapados – Bouwman, Formolo, Mollema e Dumoulin – foi-se atacando sucessivamente, sem que ninguém se tenha conseguido destacar. Nos quilómetros finais, Mollema e Formolo desferiram diversos ataques, mas o grupo chegou junto às rampas finais. Aí, o neerlandês Koen Bouwman foi o mais rápido, batendo o seu compatriota Mollema e o italiano Formolo. Não houve diferenças no grupo dos favoritos.

No que diz respeito aos portugueses, João Almeida foi 8°, a 2:59, e mantém o 7° posto. Os seus colegas de equipa Rui Costa e Rui Oliveira foram _ e _, respetivamente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *