Alberto Dainese (Team DSM) foi o grande vencedor, ao sprint, da 11ª etapa do Giro d’Italia, que ligou Santarcangelo di Romagna a Reggio Emilia. Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) foi 2º e Simone Consonni (Cofidis) fechou o pódio. Esta foi a primeira vitória italiana na 105ª edição do Giro.
A primeira fuga do dia teve como integrantes Filippo Tagliani (Drone Hopper – Androni Giocattoli) e Luca Rastelli (Bardiani – CSF – Faizanè), sendo que foram alcançados a 92 quilómetros do final acabando precocemente a aventura dos transalpinos. Dries de Bondt (Alpecin-Fenix) atacou a 58 quilómetros da meta, indo em solitário até à entrada do último quilómetro, onde foi alcançado por um pelotão a todo o vapor na preparação do sprint final.
O dia ficou marcado pela bonificação de 3 segundos por parte de Richard Carapaz. O equatoriano igualou, assim, João Almeida na classificação geral e está a 12 segundos do líder Juan Pedro López.
Relativamente aos portugueses, João Almeida e Rui Costa chegaram tranquilos no pelotão na 27ª e 28ª posição, respetivamente. Rui Oliveira chegou em 149º a 1 minuto e 51 segundos do vencedor.
No Comment