A Figueira Champions Classic conheceu hoje a sua primeira edição e o sucesso não podia ter sido mais imediato. Casper Pedersen (Soudal-Quick Step) foi o grande vencedor num grande dia de ciclismo, com várias incidências dignas de registo.
E esse dia começou com a saída de uma fuga composta exclusivamente por ciclistas de equipas portuguesas: Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), João Macedo (Credibom/LA Aluminios/Marcos Car), Afonso Silva (Kelly/Simoldes/UDO), Sergio García (Glassdrive Q8 Anicolor), Jesus Del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Miguel Salgueiro (APHotels and Resorts-Tavira) e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Os últimos dois estiveram muito ativos durante o dia, na luta pelas metas volantes espalhadas pelo percurso.
Na penúltima passagem pelo Parque Florestal, a fuga original foi alcançada o pelotão começou a perder muitas unidades ao ritmo da Intermarché-Circus-Wanty. Após a subida, um grupo com Rémi Cavagna (Soudal-Quick Step), Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), Merhawi Kudus (EF Education-Easy Post), Oscar Onley (Team DSM) e Mathias Vacek (Trek-Segafredo). Os 5 homens alcançaram uma vantagem máxima de 1 minuto, ma seriam alcançados pelo ataque dos favoritos, sobrando apenas Cavagna e Herregodts após a última passagem pelo Parque Florestal.
Os dois homens foram rapidamente alcançados após a subida e um grupo de 13 ciclistas, com Rui Costa incluído, entrou na frente em Enforca Cães. Kobe Goossens (Intermarché-Circus-Wanty) e Nicola Conci (Alpecin-Deceuninck) tentaram, mas não conseguiram desfazer o grupo, que assim entrou na Marginal da Figueira para discutir a vitória ao sprint. A EF Education-Easy Post montou o comboio, mas foi Casper Pedersen o homem mais rápido, batendo Rune Herredegots e Marijn Van Den Berg.
Nas contas dos portugueses, Rui Costa falhou o pódio por muito pouco, tendo ficado na 4ª posição, e Frederico Figueiredo (Glassdrive Q8 Anicolor) foi o melhor homem das equipas nacionais, no 25º lugar. Menção honrosa para todos os ciclistas do pelotão nacional que de alguma forma, contribuíram para o enorme espetáculo a que assistimos nesta primeira edição da Figueira Champions Classic.